quinta-feira, 18 de abril, 2024
26.1 C
Natal
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Natal confirma um caso de sarampo

- Publicidade -
Após 19 anos sem registrar um caso de sarampo no Rio Grande do Norte, foi confirmado, em Natal, o primeiro caso da doença identificado nesta sexta-feira. O paciente é um professor de um cursinho particular, de 54 anos, que procurou atendimento médico com os sintomas da doença. O fato foi confirmado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) nesta sexta-feira, 26. Não há informações sobre o estado de saúde do homem.

Autoridades da Vigilância em Saúde chamam a atenção da necessidade da vacina. Nos últimos anos o índice de cobertura caiu


Autoridades da Vigilância em Saúde chamam a atenção da necessidade da
vacina. Nos últimos anos o índice de cobertura caiu

O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) afirmou que recebeu a notificação de um caso suspeito nesta quinta-feira, 25, vinda do Hospital Giselda Trigueiro, unidade médica a qual o professor procurou após sentir febre, tosse, conjuntivite e irritação na pele. Com todos os sintomas, o caso foi confirmado. O homem esteve em São Paulo/SP, capital que passa por um surto da doença, entre os dias 7 e 11 deste mês. Dos 484 casos confirmados de sarampo no Brasil, 363 foram registrados na capital paulista.

De acordo a SMS, foi feito um bloqueio vacinal para imunizar as pessoas que podem ter tido algum contato com o paciente, conforme procedimento contido no Manual da Vigilância do Ministério da Saúde. Além do homem, passaram pela averiguação também familiares e demais pessoas que tiveram contato com o professor após a viagem. O monitoramento será realizado nos próximos 30 dias, além da vigilância a todo paciente que apresentar sintomas como febre e exantema (erupções na pele) acompanhados de tosse, coriza e conjuntivite. As secretarias informam que ‘todas as medidas de controle preconizadas pelo Ministério da Saúde foram adotadas de forma efetiva’ e que a equipe de Vigilância Epidemiológica continuará suas atividades visando o ‘bem-estar da população potiguar’.

Uma entrevista coletiva será realizada na manhã da segunda-feira, 29, para dar mais informações sobre o caso.

Sintomas
Os sintomas iniciais apresentados pelo paciente são: febre acompanhada de tosse persistente, irritação ocular, coriza e congestão nasal e mal estar intenso. Após estes sintomas, há o aparecimento de manchas avermelhadas no rosto, que progridem em direção aos pés, com duração mínima de três dias. São comuns lesões muito dolorosas na boca. A doença pode ser grave, com acometimento do sistema nervoso central e pode complicar com infecções secundárias como pneumonia, podendo levar à morte. As complicações atingem mais gravemente os desnutridos, os recém-nascidos, as gestantes e as pessoas portadoras de imunodeficiências.

 A transmissão ocorre diretamente, de pessoa a pessoa, geralmente por tosse, espirros, fala ou respiração, por isso a facilidade de contágio da doença. Além de secreções respiratórias ou da boca, também é possível se contaminar através da dispersão de gotículas com partículas virais no ar, que podem perdurar por tempo relativamente longo no ambiente, especialmente em locais fechados como escolas e clínicas.

A doença é transmitida na fase em que a pessoa apresenta febre alta, mal-estar, coriza, irritação ocular, tosse e falta de apetite e dura até quatro dias após o aparecimento das manchas vermelhas.
Confira a nota na íntegra:

NOTA INFORMATIVA CONJUNTA SESAP/SMS
O CIEVS Natal recebeu por volta das 16 horas do dia 25 de julho de 2019, a notificação de um caso suspeito de sarampo advinda do Hospital Giselda Trigueiro, segundo esta o paciente foi atendido neste hospital referindo febre, tosse, conjuntivite e exantema. O CIEVS Estadual e Nacional foi acionado sobre o caso suspeito de forma oportuna. O paciente é do sexo masculino, 54 anos, com histórico de viagem recente para o Município de São Paulo/SP no período de 07/07 a 11/07/2019, o qual foi avaliado pelo médico infectologista, e o material necessário foi coletado e encaminhado para análise (Sorologia e RT-PCR para sarampo; dengue e rubéola).

A investigação ocorreu com o paciente, com familiares e comunicantes, que tiveram contato com o mesmo durante seu período de transmissibilidade. Procedida a investigação e diante do quadro clínico suspeito, todas as medidas de bloqueio de transmissão foram adotadas, ou seja, todos os comunicantes foram contatados e dentro dos critérios vacinais os mesmos foram imunizados ou estão em processo de imunização com a vacina tríplice viral, logo o bloqueio oportuno foi realizado e tem previsão de término no dia 27/07.

Informamos que o monitoramento de todos os comunicantes será realizado pelos próximos 30 dias, além da vigilância a todo paciente que apresentar febre e exantema maculopapular acompanhado de um ou mais dos seguintes sinais e sintomas: tosse e/ou coriza e/ou conjuntivite, independente da idade e da situação vacinal.

A Secretaria Estadual de Saúde, Regionais de Saúde em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde de Natal informam que todas as medidas de controle preconizadas pelo Ministério da Saúde foram adotadas de forma efetiva, e que a equipe da Vigilância  Epidemiológica continuará suas atividades visando o bem-estar da população do Estado do Rio Grande do Norte.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas