Natal em Natal já tem calendário de projetos culturais

Publicação: 2019-11-08 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
De novembro até janeiro, a Prefeitura estará em ação com aquela que é a sua maior programação cultural, o Natal em Natal. Serão pelo menos 100 projetos executados no período. A divulgação foi feita na última quinta-feira (7), no site da Fundação Capitania das Artes. A programação engloba todas as regiões da cidade, as mais variadas manifestações artísticas e atende aos diferentes públicos. Parte do calendário natalino conta com projetos viabilizados por produtores locais com incentivos da Lei Djalma Maranhão e dos 34 editais de fomento lançados neste ano – alguns já estão em andamento.

Grupo Serestas ao Luar fará um espetáculo itinerante com apresentação no Espaço K-Ximbinho
Grupo Serestas ao Luar fará um espetáculo itinerante com apresentação no Espaço K-Ximbinho

Um dos redutos que contará com mais atividades é a Cidade Alta. Em novembro o lugar recebe o Festival Gastronômico Prato Do Mundo, a programação em alusão ao Dia da Consciência Negra, com a apresentação de Zezé Mota no Espaço Cultural Ruy Pereira, show de Valéria Oliveira no Solar Bela Vista, Caminhada Histórica e a apresentação em homenagem aos 100 anos do compositor Melé, um dos mestres do samba das Rocas, realizado por Andiara Freitas e o Clube Do Samba Potiguar.

Ainda em novembro, o público poderá conferir no Teatro Riachuelo mais uma edição do concerto Movimento Sinfônico e o Carnaval da Saudade, com percurso pelo bairro do Tirol até o clube da AABB. Na Zona Norte, dois eventos importantes no Espaço Cultural Jesiel Figueiredo: o VII Encontro de Violeiros Repentistas e o Festival de Violeiros com a participação do rapper Rapadura.

Em dezembro, mês do aniversário da cidade, do Dia do Natal e do Revéillon, a programação se intensifica. Atrações de peso ainda devem ser incorporadas, mas já estão previstos 29 shows de artistas potiguares no Espaço Cultural Marilene Dantas, na Praça da Árvore de Mirassol. O local também recebe no dia 25, a apresentação do Padre Caico Cavalcanti, o “Sanfoneiro do Brasil”.

Um grande espetáculo teatral está sendo preparado para ser apresentado no período. Trata-se do “Fábulas”, que será encenado pelo Ballet Municipal de Natal, com produção da MAPA. A estreia será no Centro de Convenções. Já no Terminal Marítimo, na Ribeira, o público poderá conferir uma rica programação com mais uma edição do Natal Fest Gourmet e uma edição especial do evento Pôr do Samba. E, às vésperas do Réveillon, o Beco da Lama comemorará adiantado a virada do ano com show do cantor Luizinho Nobre. Mas antes, porém, a Sociedade dos Amantes do Beco da Lama realiza mais um Carnabeco, o carnaval fora de época da Cidade Alta.

Zezé Motta se apresenta no Dia da Consciência Negra, no Centro
Zezé Motta se apresenta no Dia da Consciência Negra, no Centro

Em dezembro, a Praia do Meio ganhará uma nova estátua de Iemanjá, feita em pedra calcária, para substituir a atual, bastante deteriorada. A ocasião será marcada por uma grande festa. Mas a cultura negra também estará em evidência com a 1ª Mostra Gastronômica e Cultural de Comida de Terreiro, que será realizada no Beco da Lama. Ainda dentro da programação elaborada pela Funcarte, estão previstas também ações que passam por projetos como as Exposições Fotográficas de Acampamentos Ciganos no RN, de indumentárias e acessórios da mulher cigana.

A prefeitura também promoverá o Natal do Alecrim, o projeto Memórias da Poesia, no Pátio da Funcarte, o Serenatas ao Luar, no espaço cultural K-Ximbinho (Travessa Pax), a 11ª edição do Dia Nacional do Samba, nas Rocas, e o evento Samba Negra, no deck da praia de Ponta Negra.

Quem ganha espaço importante no calendário natalino deste ano são as expressões urbanas, como grafite, rap, hip hop e breack dance. Se em novembro serão entregues oficialmente as ações de grafite no Espaço Cultural Ruy Pereira e de Areia Preta, em dezembro o que se verá são mutirões de grafite na Comunidade do Mosquito e na Comunidade da África, na Redinha – este, dentro do projeto Africores. A Zona Norte e Oeste ainda recebe Festival de Rap Potiguar, no Espaço Cultural Jesiel Figueiredo, com participação do rapper Rapadura, bem como batalha de MC's, Slam de Poesia, Mostra de Vídeos de Rap Potiguar, Final da Batalha de Break, Batalha de Bgirls e Batalha de Rima.

Programação

Novembro
Dias 16, 23 e 30: Festival Gastronômico Prato do Mundo, no Beco da Lama

Dia 19: Zezé Mota, no Ruy Pereira

Dia 26: Movimento Sinfônico, no Teatro Riachuelo

Dia 27: VII Encontro de Violeiros Repentistas, no Jesiel Figueiredo

Dia 27: Festival de Violeiros & Rapper Rapadura, no Jesiel Figueiredo

Dia 29: “Sacrário”, de Valéria Oliveira, no Solar Bela Vista

Dia 30: Caminhada Histórica da Cidade Alta e Ribeira

Dia 30: Carnaval da Saudade, com percurso no bairro do Tirol até o Clube AABB

Dia 30:  “Melé 100 anos”, com Andiara Freitas e Clube do Samba Potiguar, no  Beco

Dezembro
Dia 1º: Dia Nacional do Samba, nas Rocas

Dia 6: Serestas ao Luar, com Liz Nôga, Choro da Terra e Hélia Braga, no K-Ximbinho

Dia 7: Samba Negra, no Deck de Ponta Negra

Dia 8: Entrega da nova escultura de Iemanjá, na Praia do Meio

Dias 11 e 12: Memórias da Poesia, no Pátio da Funcarte

Dia 14: Carnabeco, com Frevo do Xico, pela Cidade Alta

Dia 19: Espetáculo “Fábulas”, do Ballet Municipal de Natal, no Centro de Convenções

Dias 19, 20 e 21: Natal Fest Gourmet, no Terminal Marítimo de Natal

Dia 21: Espetáculo “Fábulas”, do Ballet Municipal de Natal, na Árvore de Mirassol

Dia 21: Pôr do Samba, no Terminal Marítimo

Dias 21 e 22: Natal do Alecrim

Dia 21: 1ª Mostra Gastronômica e Cultural de Comida de Terreiro, no Beco da Lama

Dia 22: Festival de Rap Potiguar, no Jesiel Figueiredo

Dia 25: Aniversário de Natal com o padre sanfoneiro Caio Cavalcanti, na Árvore de Mirassol

Dia 27: Pré-Réveillon da Cidade com Luizinho Nobre, no Beco da Lama

Dias 27 e 28: Mutirão de Grafite na Comunidade do Mosquito

Dias 16, 17 e 18 de janeiro: Mutirão de Grafite Projeto Africores, na Comunidade da África, na Redinha







continuar lendo


Deixe seu comentário!

Comentários