Cookie Consent
Natal
Natal entrega kits para projeto de literacia familiar
Publicado: 17:32:00 - 19/05/2022 Atualizado: 17:32:03 - 19/05/2022
Com o objetivo de dar visibilidade e incentivar a literacia familiar, a Prefeitura do Natal recebeu kits com livros infantis e jogo de percurso, para entregar a famílias que poderão incorporar práticas de leitura no dia a dia. A Prefeitura executa o programa por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), que foi escolhida para fazer parte da ação piloto do Criança Feliz e do Conta pra Mim, que une ações de visitação e acompanhamento da Primeira Infância com o trabalho da literacia familiar.

Reprodução
Literacia familiar consiste na prática de inserir a leitura de livros infantis na rotina do dia a dia de uma família

Literacia familiar consiste na prática de inserir a leitura de livros infantis na rotina do dia a dia de uma família

 
A literacia familiar consiste em incorporar práticas de literacia no dia a dia das famílias. São práticas de leitura participativa que os pais ou responsáveis podem fazer para crianças antes delas iniciarem a alfabetização, a partir da primeira infância, podendo começar durante a gestação e se estender até o final da adolescência. A ideia também é contribuir para o fortalecimento de vínculos familiares. 

A iniciativa leva pequenas publicações de histórias infantis para as visitas domiciliares a famílias em vulnerabilidade atendidas pelo Criança Feliz. Os kits, distribuídos por família e não por usuário, são compostos de 20 livros infantis, um jogo de percurso do Tito (urso mascote do programa) que estimula a família a fazer o acompanhamento da leitura diária e do folder informativo com orientações sobre a literacia familiar, onde fala sobre como utilizar o kit e a importância de fazer a socialização na família. 

O programa está levando 1.095 kits de literacia para famílias que tenham gestantes e crianças na faixa etária da primeira infância que estão sendo acompanhadas pelo Programa Criança Feliz de Natal e que sejam usuárias da Política de Assistência Social ou sejam beneficiárias dos benefícios de Prestação Continuada.

Formação

Os 40 visitadores do Criança Feliz passaram recentemente por um treinamento disponibilizado pelo Ministério da Cidadania para aplicar as novas dinâmicas com as famílias. "A formação dos visitadores foi mais um instrumento que vai auxiliar as famílias no processo de desenvolvimento infantil e sociabilidade familiar porque a literacia familiar estimula a interação dos pais com seus filhos, fortalecendo os vínculos familiares por meio de histórias infantis. A leitura acaba estimulando o desenvolvimento da fala, do ouvir, da leitura e da escrita. As visitas domiciliares do Programa Criança Feliz acontecem nos territórios dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), dentre eles estão os bairros de Felipe Camarão, Mãe Luíza, Santos Reis, Lagoa Azul, por exemplo", reitera a coordenadora municipal do programa Criança Feliz, Danielly Rodrigues.
 
O programa Criança Feliz executado pela Semtas foi reconhecido nacionalmente pelos resultados alcançados durante a pandemia da Covid-19. Por este motivo, Natal foi escolhida para fazer parte da ação piloto dos programas Criança Feliz, do Ministério da Cidadania, e do Conta pra Mim, do Ministério da Educação. Além disso, possui o maior número de usuários do Programa Criança Feliz no estado do RN sendo acompanhados pelos visitadores: 1.300 usuários.

Leia também

Plantão de Notícias

Baixe Grátis o App Tribuna do Norte

Jornal Impresso

Edição do dia:
Edição do Dia - Jornal Tribuna do Norte