quinta-feira, 18 de abril, 2024
29.1 C
Natal
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Natal ganha Vara do Trabalho

- Publicidade -

MAGISTRADO - Bento Herculano diz que a mudança trará maior agilidade às ações judiciaisA tramitação processual na Justiça do Trabalho em Natal será mais ágil. A capital potiguar ganhou ontem mais uma Vara do Trabalho. A oitava Vara, que funcionava em Nova Cruz, foi removida para Natal. A justificativa para essa mudança se deve a uma nova estratégia do judiciário.

“Em Nova Cruz a demanda era muito pequena, a estrutura montada chegava a ficar obsoleta”, comentou o juiz do Trabalho Bento Herculano, titular da 8ª Vara. Com a mudança, as ações que tramitavam em Nova Cruz irão agora para Comarca de Goianinha e Currais Novos. “Não poderíamos falar em maior acesso a Justiça, mas com essa remoção teremos uma maior rapidez nas ações da Justiça”, comentou o magistrado Bento Herculano.

Operacionalmente, a mudança da 8ª Vara para Natal trará toda estrutura de Nova Cruz, inclusive os servidores. Como o juiz titular está convocado para o Tribunal Regional do Trabalho, a magistrada substituta Daniele Lustosa responderá pelo trabalho.

A busca pela rapidez na tramitação não ficará restrita apenas a mudança de uma Vara para Natal. O Tribunal Regional do Trabalho potiguar iniciará um projeto piloto para instalar a primeira Vara virtual da Justiça do Trabalho. O modelo a ser adotado seguirá os mesmos padrões do Conselho Superior da Justiça do Trabalho e da Consultoria Geral de Informática.

No contexto geral do Judiciário trabalhista, há no Rio Grande do Norte 46 magistrados, distribuídos em 18 Varas. Seguindo a estatística do IBGE, há um juiz do Trabalho para cada grupo de 65.217 cidadãos. Ano passado, a demanda trabalhista aumentou 22%, em relação a 2005.

Na Justiça do Trabalho do ano passado foram distribuídos cerca de 82 mil processos.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas