sexta-feira, 19 de abril, 2024
32.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Natal investe em faixas exclusivas para ônibus

- Publicidade -

TRANSPORTE - Guardas da STTU orientam motoristas sobre mudança no trânsitoA inauguração do Sistema Bernardo Vieira – corredor com faixa exclusiva para ônibus – está mudando o perfil do transporte urbano em Natal. A obra faz parte das propostas de gestão do prefeito Carlos Eduardo Alves, dentro do conceito de mobilidade urbana sustentável com a valorização dos usuários de transporte público da cidade do Natal.

A cidade tem cerca de 800 mil de habitantes, com frota de veículos estimada em 280 mil carros, número que cresce dois mil veículos novos todos os meses, agravando os problemas de trânsito e a poluição. Diante deste quadro, o prefeito Carlos Eduardo Alves orientou a sua equipe técnica ligada à Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito Urbano a planejar e executar projetos voltados para a melhoria do transporte público na cidade como a implantação de corredores exclusivos para ônibus.

O primeiro destes corredores, a Avenida Bernardo Vieira, foi entregue à população na última sexta-feira, 22, com 3,5 km de faixa exclusiva para ônibus, 16 plataformas, 32 abrigos especiais e tratamento da via com implantação de nova sinalização vertical e horizontal com destaque para implantação de faixas de segurança para pedestres e a acessibilidade das plataformas. Para o prefeito Carlos Eduardo os investimentos em sistemas como a Bernardo Vieira e a Avenida das Fronteiras têm como objetivo principal estimular o transporte público de passageiros, dotando-o de infra-estrutura, segurança e conforto como diferenciais na atração de novos usuários e manutenção dos atuais.

O município também está renovando sua frota de ônibus composta de 712 veículos, divididos em 86 linhas de ônibus, com idade média de 7,5 anos, que transportam diariamente cerca de 530 mil usuários. A meta é renovar 372 veículos até o ano de 2010, passando a idade média da frota para cerca 4,5 anos. Para a população a grande atração do Corredor Bernardo Vieira é que é confortável e rápido, ligando a região Norte à zona Sul da cidade. O sistema opera das 4h30 às 23h30.

Além das faixas exclusivas para estimular o uso do transporte público na cidade, a Prefeitura do Natal criou ainda modernas estações de transferência que integram todas as regiões da cidade. São 10 (dez) estações de transferências distribuídas nas quatro (04) regiões da cidade: sendo duas estações (02) na região Norte; duas (02) na região Leste; quatro (04) na região Sul; e duas (02) na região Oeste. Cada unidade está beneficiando 2,5 mil usuários de ônibus/dia, que necessitam apanhar dois ônibus pagando apenas uma passagem. O sistema integra toda a cidade.

O sistema de transporte público de Natal oferece ainda o Serviço Noturno de Ônibus (24 horas) ligando os bairros nas quatro regiões, além da Tarifa Social aplicada nos feriados nacionais e o da padroeira da capital – Nossa Senhora da Apresentação (dia 21/11). “As alterações da Avenida Bernardo Vieira visam melhorar as condições de conforto e segurança dos usuários de transporte de passageiros. O projeto, com investimento de R$ 5 milhões, é inovador e atende de maneira segura e confortável os usuários de ônibus, além de otimizar a qualidade da fluidez no trânsito”, conclui a secretária da STTU, Elequicina Maria dos Santos.

O prefeito Carlos Eduardo Alves prevê ainda a criação do sistema Fronteiras – nos mesmos moldes da Bernardo Vieira – compreendendo as avenidas das Fronteiras, Rio Doce e Moema Tinoco com 17 km de faixa exclusiva para ônibus – na região norte da cidade. Todas as ações estão revitalizando o Sistema de Transporte Público de Passageiros de Natal (STPP) e são exemplos para outras capitais e cidades brasileiras que anseiam por melhorias nas áreas de trânsito e transporte.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas