terça-feira, 19 de março, 2024
26.1 C
Natal
terça-feira, 19 de março, 2024

Natal participa pela primeira vez do “Dia Mundial da Limpeza”

- Publicidade -

Com participação de quase 2 mil voluntários e apoio da Prefeitura de Natal, a capital participou, pela primeira vez, neste sábado (15) da ação denominada “”Dia Mundial da Limpeza” com coleta de lixo em toda a orla do Município. O objetivo foi a conscientização sobre o meio ambiente e sobre a gestão compartilhada do lixo, envolvendo o Município, empresas e a população. A campanha teve integração com a Urbana, da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), a Secretaria Municipal de Comunicação e outras pastas.

Grupos atuaram na Orla de Natal

Grupos atuaram na Orla de Natal

Todos os dias são recolhidas, em média, 36 toneladas de resíduos sólidos nas praias de Ponta Negra, Redinha e do Meio, desde Areia Preta até o Forte, e o acumulado no mês ultrapassa mil toneladas.  De acordo com informações da Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana), o custo operacional para garantir a limpeza é de R$ 560 mil mensais, ou R$ 18,6 mil por dia. Esse valor inclui mão de obra, transporte e destinação, mas os gastos durante esse período de chuva podem aumentar quando há necessidade de desobstrução de bueiros, entupimentos geralmente ocasionado pelo descarte do lixo de forma inadequada.

A maioria dos resíduos coletados são cascas de coco verde, garrafas pet e de vidro, latas e lixo orgânico recolhidos em restaurantes e quiosques. O trabalho é realizado por uma equipe de 60 garis, mobilizada diariamente para dar conta da limpeza – feita não só na areia e no calçadão, como também em ruas adjacentes próximas da orla.

Além das praias da orla natalense  da Redinha, Praia do Forte, Praia do Meio, Praia dos Artistas, Areia Preta, Via Costeira e Ponta Negra, grupos atuaram em outras partes da cidade, de forma voluntária. Em Natal, foram oito pontos de concentração para a coleta dos resíduos na orla. Participaram voluntários ligados a Organizações Não Governamentais, Associações e grupos de estudantes e profissionais organizados.

Em todo o mundo, mais de 150 países fizeram a ação no mesmo dia, assim como 274 cidades no Brasil, incluindo Natal.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas