terça-feira, 23 de abril, 2024
31.1 C
Natal
terça-feira, 23 de abril, 2024

Natal passa a ter 100 km de ciclovias

- Publicidade -

Natal vai atingir a marca de 100 km em ciclovias. A Prefeitura de Natal pretende entregar a população mais 15 km dessas vias na Zona Norte que se juntam a outros 85 km já implantados na capital potiguar.
Novas ciclovias vão garantir mais segurança
As ciclovias estão sendo preparadas em oito avenidas: Itapetinga, Senhor do Bonfim, Pico Cabugi, Guararapes, Cirandas, Blumenau, Jequiriçá e Itaboraí.

A Avenida Florianópolis, no conjunto Santa Catarina já entrou para a lista das que passam a ter uma ciclovia implantada. Com 1,5 km, o espaço está à disposição dos ciclistas. Além disso, a Prefeitura recapeou totalmente a via, aplicando uma nova sinalização vertical e horizontal, bem como a implantação de uma rotatória no cruzamento com a Rua Nova Russas.

O Plano Cicloviário de Natal tem como objetivo garantir a segurança e a melhoria dos deslocamentos feitos pelos usuários de bicicletas no município, além de oferecer conectividade deste modal com outros modais de transportes.

O Plano é dividido em quatro (04) eixos: o Eixo 1 liga a região Oeste com a região Leste; o Eixo 2 liga as regiões de praia da cidade, aproveitando a infraestrutura existente na Via Costeira e na Av. Presidente Café Filho, além da Vila de Ponta Negra (esse eixo conecta ainda a região Norte por meio da Ponte Newton Navarro, aproveitando a ciclovia existente); o Eixo 3 liga a região Sul com a região Leste, além de áreas do centro da cidade; o Eixo 4 foi concebido visando unir a região Norte e conectá-las aos eixos 1 e 3, promovendo a integração com o restante da cidade.

“O Plano não foi construído aleatoriamente. Ele é fruto do diálogo envolvendo a Prefeitura do Natal e os ciclistas e foi elaborado com base no número de viagens realizadas na cidade, levando em consideração a origem e o destino de cada viagem. A meta é integrar todas as quatro regiões da cidade. Com ações assim diminuímos a emissão de carbono na cidade e melhoramos o nosso meio-ambiente”, comemorou o prefeito.

O presidente da Associação dos Ciclistas do RN, José Canutto, foi um dos que  elogiou o projeto desde o início. Ele considera que os investimentos realizados pela Prefeitura de Natal estão inserindo a capital potiguar dentre as cidades que respeitam os direitos dos ciclistas.

O secretário da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana – STTU, Paulo César Medeiros também comemora a implantação e ressalta a importância para a segurança dos ciclistas. “As novas ciclovias vão garantir mais segurança aos ciclistas, atendendo suas demandas diárias, tanto em atividades esportivas assim como nos deslocamentos urbanos para trabalhar, estudar e passear”, analisa.

O gestor acredita que com mais incentivo ao uso da bicicleta, por meio de espaços adequados para se transitar, a tendência é que haverá a redução de veículos nas vias, menos congestionamento e, além disso, o uso da bicicleta é de fundamental importância para a saúde das pessoas – que precisam de exercitar. Atualmente, o custo aproximado, para implantação de uma ciclofaixa é de R$ 32 mil reais por quilômetro de sinalização horizontal e vertical. A cidade conta com aproximadamente 10 mil ciclistas que usam o modal diariamente em seus deslocamentos.
Mapa mostra vias beneficiadas

AVENIDAS BENEFICIADAS
Região: zona Norte
Total: 15 km
Ruas
1 – Itapetinga
2 – Senhor do Bonfim
3 – Pico Cabugi
4 – Guararapes
5 – Cirandas
6 – Blumenau
7 – Jequiriçá
8 – Itaboraí
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas