Informe Publicitário
Natal passa a ter 100 km de ciclovias
Publicado: 00:00:00 - 25/04/2021 Atualizado: 12:56:16 - 24/04/2021
Natal vai atingir a marca de 100 km em ciclovias. A Prefeitura de Natal pretende entregar a população mais 15 km dessas vias na Zona Norte que se juntam a outros 85 km já implantados na capital potiguar.
Marco Polo Veras
Novas ciclovias vão garantir mais segurança

Novas ciclovias vão garantir mais segurança


As ciclovias estão sendo preparadas em oito avenidas: Itapetinga, Senhor do Bonfim, Pico Cabugi, Guararapes, Cirandas, Blumenau, Jequiriçá e Itaboraí.

A Avenida Florianópolis, no conjunto Santa Catarina já entrou para a lista das que passam a ter uma ciclovia implantada. Com 1,5 km, o espaço está à disposição dos ciclistas. Além disso, a Prefeitura recapeou totalmente a via, aplicando uma nova sinalização vertical e horizontal, bem como a implantação de uma rotatória no cruzamento com a Rua Nova Russas.

O Plano Cicloviário de Natal tem como objetivo garantir a segurança e a melhoria dos deslocamentos feitos pelos usuários de bicicletas no município, além de oferecer conectividade deste modal com outros modais de transportes.

O Plano é dividido em quatro (04) eixos: o Eixo 1 liga a região Oeste com a região Leste; o Eixo 2 liga as regiões de praia da cidade, aproveitando a infraestrutura existente na Via Costeira e na Av. Presidente Café Filho, além da Vila de Ponta Negra (esse eixo conecta ainda a região Norte por meio da Ponte Newton Navarro, aproveitando a ciclovia existente); o Eixo 3 liga a região Sul com a região Leste, além de áreas do centro da cidade; o Eixo 4 foi concebido visando unir a região Norte e conectá-las aos eixos 1 e 3, promovendo a integração com o restante da cidade.

“O Plano não foi construído aleatoriamente. Ele é fruto do diálogo envolvendo a Prefeitura do Natal e os ciclistas e foi elaborado com base no número de viagens realizadas na cidade, levando em consideração a origem e o destino de cada viagem. A meta é integrar todas as quatro regiões da cidade. Com ações assim diminuímos a emissão de carbono na cidade e melhoramos o nosso meio-ambiente”, comemorou o prefeito.

O presidente da Associação dos Ciclistas do RN, José Canutto, foi um dos que  elogiou o projeto desde o início. Ele considera que os investimentos realizados pela Prefeitura de Natal estão inserindo a capital potiguar dentre as cidades que respeitam os direitos dos ciclistas.

O secretário da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana – STTU, Paulo César Medeiros também comemora a implantação e ressalta a importância para a segurança dos ciclistas. “As novas ciclovias vão garantir mais segurança aos ciclistas, atendendo suas demandas diárias, tanto em atividades esportivas assim como nos deslocamentos urbanos para trabalhar, estudar e passear”, analisa.

O gestor acredita que com mais incentivo ao uso da bicicleta, por meio de espaços adequados para se transitar, a tendência é que haverá a redução de veículos nas vias, menos congestionamento e, além disso, o uso da bicicleta é de fundamental importância para a saúde das pessoas – que precisam de exercitar. Atualmente, o custo aproximado, para implantação de uma ciclofaixa é de R$ 32 mil reais por quilômetro de sinalização horizontal e vertical. A cidade conta com aproximadamente 10 mil ciclistas que usam o modal diariamente em seus deslocamentos.
Reprodução
Mapa mostra vias beneficiadas

Mapa mostra vias beneficiadas

AVENIDAS BENEFICIADAS
Região: zona Norte
Total: 15 km
Ruas
1 – Itapetinga
2 - Senhor do Bonfim
3 - Pico Cabugi
4 – Guararapes
5 – Cirandas
6 – Blumenau
7 - Jequiriçá
8 - Itaboraí

Leia também