quinta-feira, 28 de março, 2024
27.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Natal possui estrutura para enfrentar o Aedes

- Publicidade -

O Centro de Controle de Zoonoses de Natal, órgão responsável pelo monitoramento dos casos de doenças transmitidas por insetos na capital do RN, registrou uma queda média de 30% nas notificações de arboviroses quando comparado o mesmo período de 2016 e 2017. Informações dão conta de 4.018 suspeitas notificadas até o momento na capital do RN para dengue (3.552), zika vírus (148) e febre chikungunya (318).

Alessandre Medeiros, chefe do CCZ de Natal
Alessandre Medeiros, chefe do CCZ de Natal

“De acordo com o comportamento de sazonalidade dessas doenças, poderá haver algum aumento de casos nos primeiros meses de 2018. Estamos preparados em termos de estrutura: insumos e pessoal (agentes de endemias)”, assegurou Alessandre Medeiros, chefe do CCZ. O gestor destacou que a Prefeitura mantém um gabinete de crise permanente de vigilância, que conta com participação de outras secretarias: “Nosso trabalho tem de andar em conjunto com a atuação da Urbana. Como temos reuniões semanais, temos como sanar qualquer anormalidade no registro de notificações”.

O combate à proliferação do mosquito aedes aegypti tem alcançado índices positivos em Natal: a infestação da área urbana, segundo Alessandre, “tem caído nos últimos três anos, principalmente devido ao método utilizado pelo programa Vigia Dengue, desenvolvido aqui e que hoje é referência nacional”.

Ele explicou que o sistema consiste em monitorar, semanalmente, as mais de 400 armadilhas espalhadas pela cidade para capturar ovos do mosquito. Alessandre Medeiros também informou que, há 15 dias, o Centro de Controle de Zoonoses de Natal começou a instalar “estações disseminadores de larvicida” – equipamento concebido em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) do Amazonas que combate a proliferação do vetor com auxílio do próprio mosquito.

Os casos notificados de dengue (3.552) em 2017 são distribuídos de forma desigual nas quatro regiões da cidade. No distrito sanitário Leste, foram notificadas 189 suspeitas – o maior índice foi no Alecrim: 68 casos. O distrito Norte I teve 724 notificações, sendo 340 no bairro Lagoa Azul; o Norte II, 821 notificações, com 382 casos no bairro de Nossa Senhora da Apresentação. Já no distrito Oeste foram 1.317 casos, 511 só em Felipe Camarão; a zona Sul teve 501 notificações, com maior incidência no bairro do Planalto: 142.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas