sexta-feira, 19 de abril, 2024
28.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Natal prepara o futuro do tênis

- Publicidade -

Começou no dia 01 de julho um sistema de treinamento especial de base para os tenistas infanto-juvenis de Natal. O Aeroclube do Rio Grande do Norte se tornou um dos pontos de referência no tênis nacional e passa a ter uma equipe fixa de 24 jovens tenistas, entre 7 e 14 anos de idade, sob supervisão do técnico Gonçalo Fischer, membro da equipe de Didier Rayon, uma das principais referências técnicas do tênis nacional.

Gonçalo Fischer é profissional de educação física formado em Blumenal e tem especialização na formação de jovens tenistas para competições de alto rendimento. Ele integra, com mais outros treinadores (em Curitiba e em São José do Rio Preto), a equipe Didier Rayon.
A equipe regular de tênis realiza seus treinamentos no Aeroclube
“Essa é uma equipe fixa e que também recebe o apoio da Federação Potiguar de Tênis. Nosso objetivo é formar novos tenistas e ver em breve um potiguar entre os melhores do Brasil. É um projeto a longo prazo, mas que tem todas as características e o apoio necessário para render bons frutos”, analisa Aristides Barcellos, presidente da Federação Potiguar de Tênis.

Os treinos da equipe são divididos por turmas entre atletas que treinam duas, três e até cinco vezes por semana. A Paraíba também está inserida nessa etapa e recebe durante uma semana no mês a visita do treinador. Os treinamentos diários chegam a ter duas horas de duração.

Para fazer parte da equipe é necessário já ter conhecimento da modalidade. Por isso os melhores atletas dentro da idade específica foram selecionados. Eles precisam também cumprir alguns requisitos, como não ter notas escolares abaixo da média 7. Também é preciso ter uma assiduidade superior a 85% de presença nos treinamentos. Participar de um torneio nacional e de pelo menos quatro regionais é meta estabelecida que precisa ser cumprida. “Alguns termos são rígidos, principalmente quando falamos de crianças em plena fase de desenvolvimento, porém a disciplina faz parte do crescimento do atleta”, completa Aristides Barcellos.

Circuito

Um dos pontos importantes para equipe é a participação dos atletas no Circuito Potiguar Cyrela Plano&Plano de tênis. O evento acontece em três etapas com a primeira marcada para iniciar no dia 01 de agosto. Esse evento conta pontos no ranking nacional da Confederação Brasileira de Tênis para as categorias infantojuvenil.

O Circuito abriga ainda 19 categorias específicas de tênis, que envolve todas as idades. As divisões acontecem ainda por classes, de acordo com o nível do atleta, ou por idade. O Beach Tennis, modalidade que vem crescendo em todo Brasil também é novidade para esse ano com mais 19 categorias disponíveis.

O Circuito Potiguar Cyrela Plano&Plano de Tênis ainda distribui mais de 35 mil reais em prêmios. Chega a reunir 600 atletas por etapa. São realizados mais de 600 jogos em cada fase do evento. Números que tornam a competição o maior circuito de tênis do Nordeste.

As inscrições para participar da primeira etapa se encerram nesta segunda-feira, dia 28 de julho. Para participar é possível acessar o site www.circuitopotiguardetenis.com.br e fazer on line. Ou, na segunda-feira, comparecer ao Aeroclube, na Federação Potiguar de Tênis, e realizar a sua matrícula.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas