Natal recebe 1ª edição dos Jogos Paradesportivos neste fim de semana

Publicação: 2017-11-14 14:16:00 | Comentários: 0
A+ A-
Nos meses de agosto e setembro do ano passado o Rio de Janeiro foi palco de dois dos maiores eventos esportivos do mundo: os jogos olímpicos e paraolímpicos. Pouco mais de um ano após o Brasil sediar o evento, será a vez de Natal organizar a primeira edição dos Jogos Paradesportivos da cidade.

I edição dos Jogos Paradesportivos de Natal acontece neste fim de semana com cinco modalidades
I edição dos Jogos Paradesportivos de Natal acontece neste fim de semana com cinco modalidades (Foto: Divulgação)

No próximo fim de semana, cerca de 300 atletas divididos em cinco modalidades terão a oportunidade de participar de um evento esportivo inédito na cidade.

Os potiguares participarão nas seguintes modalidades: goalball, bocha paralímpica, halterofilismo, tênis de mesa e corrida de rua.

Toda a competição acontecerá no Palácio dos Esportes Djalma Maranhão, em Petrópolis, e terá entrada gratuita para a população.

Além da realização dos jogos, a Secretaria de Esporte e Lazer de Natal também promoveu o Fórum do Paradesporto no último fim de semana, afim de capacitar profissionais das áreas da Saúde e da Educação Física para atuarem no evento além de despertarem interesse aos participantes na área esportiva.

A titular da pasta, Danielle Mafra, afirmou que, apesar do desafio de se fazer um evento desse porte na capital potiguar, o evento pode proporcionar bons frutos no tocante à discussão da acessibilidade em Natal.

“Nesse sentido, os Jogos Paradesportivos do Natal assumem também uma perspectiva de legado, fazendo com que a gente pense o paradesporto de forma mais ampla e que não seja um evento isolado, mas que faça parte do dia a dia da SEL”, comentou.

A realização dos Jogos Paradesportivos é objeto da Lei nº 6.507, de autoria da vereadora Júlia Arruda, que integra a Frente em Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência. 

“Esse era um sonho do nosso mandato e de todos que lutam pela inclusão das pessoas com deficiência nossa cidade, que é um verdadeiro celeiro de talentos no paradesporto brasileiro e até fora do país, e que precisa valorizar o trabalho das instituições que conduzem esse trabalho com tanto esforço e dedicação”, comemorou a parlamentar.

A abertura dos jogos será nesta quinta-feira, às 18h30, no Palácio dos Esportes. A disputa pelas medalhas acontecerá no sábado e no domingo também no ginásio. 

Confira a programação do evento:

Quinta (16)
18h30 - Abertura dos I Jogos Paradesportivos do Natal
Local: Palácio dos Esportes

Sábado (18)
Manhã – Goalball e Fóruns de capacitação
Tarde – Goalball e Halterofilismo
Local: Palácio dos Esportes

Domingo (19)
Manhã – Corrida de rua, bocha paraolímpica e tênis de mesa
Local: Palácio dos Esportes

continuar lendo



Deixe seu comentário!

Comentários