terça-feira, 23 de abril, 2024
29.1 C
Natal
terça-feira, 23 de abril, 2024

Natal recebe a Sinfônica Juvenil da Bahia

- Publicidade -

Neste domingo, 9 de agosto, Natal vai receber pela primeira vez a consagrada Sinfônica Juvenil da Bahia, primeira orquestra sinfônica juvenil do Estado da Bahia e a principal orquestra formada pelo NEOJIBÁ (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia). A apresentação será no Teatro Alberto Maranhão, ao preço simbólico de R$ 2,00. A venda de ingressos já começou na La Femme Lingeire.

O diretor, fundador e regente da Orquestra Juvenil 2 de Julho é o pianista e maestro Ricardo Castro, que implanta desde 2007 na Bahia um sistema de orquestras juvenis e infantis inspirado no aclamado “El Sistema” da Venezuela.

Sinfônica Juvenil da BahiaA orquestra é composta por 90 integrantes de 10 a 25 anos de idade e ensaia diariamente nas dependências do Teatro Castro Alves de Salvador sob a supervisão de Ricardo Castro. Tem realizado diversas apresentações públicas no Brasil e recebe constantemente monitoria de regentes e solistas de renome internacional.

Em 2009, com apenas dois anos de atividades, a Juvenil 2 de Julho recebeu do Governo brasileiro a “Ordem do Mérito Cultural”, um reconhecimento do Governo Federal a personalidades, grupos artísticos, iniciativas e instituições que se destacaram por suas contribuições à Cultura brasileira.

Ainda em 2009 a SJB se apresenta no “Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão”, sendo a primeira orquestra da Bahia a ter essa oportunidade, realiza sua primeira turnê nas principais capitais do Nordeste brasileiro, e em seguida participa da “Semana da Bahia” em Caracas, Venezuela.

No Brasil o NEOJIBÁ é uma ação inédita de política governamental, visando à formação de crianças e jovens sem distinção de classe social por meio da prática orquestral, tendo como meta principal a excelência. O maior diferencial entre o NEOJIBÁ e a maioria das iniciativas de arte‐educação é sua função de real integração social ao evitar a manutenção dos guetos característicos de áreas de baixa renda, estimulando o convívio entre crianças e jovens de vários segmentos da sociedade.

A implantação do NEOJIBÁ na Bahia, por iniciativa do atual gestor artístico da Orquestra Sinfônica da Bahia ‐ OSBA, o pianista e maestro Ricardo Castro, foi desenvolvida em intercâmbio com a FESNOJIV (Fundación del Estado para el Sistema Nacional de las Orquestas Juveniles de Venezuela), e seu“Sistema” implantado há 34 anos e hoje mundialmente aclamado.

O NEOJIBÁ constitui‐se como uma das ações prioritárias do Governo do Estado da Bahia na área da educação e cultura. Em setembro de 2007 foi criado o primeiro Núcleo de Gestão e Formação do NEOJIBÁ, no Teatro Castro Alves de Salvador, formado de 130 jovens instrumentistas escolhidos através de audições públicas. Duas orquestras foram criadas: a Orquestra Sinfônica Juvenil 2 de Julho – J2J e a Orquestra Pedagógica Experimental – OPE.
 
Serviço:
Orquestra sinfônica juvenil – 2 de julho
Domingo, 9 de agosto, às 20h, no TAM
Preço: R$ 2,00

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas