quinta-feira, 28 de março, 2024
33.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Natal recebe Mostra Internacional do Filme Etnográfico

- Publicidade -

O Projeto Cinema na Escola realiza em Natal, nos dias 28 e 29 de abril, a Mostra Internacional do Filme Etnográfico. Durante os dois dias do festival, que surgiu em 1993 no Rio de Janeiro, visitantes poderão assistir a vídeos e conferir palestras e debates sobre o tema. A entrada é gratuita e as atividades ocorrem no campus central do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IFRN), em Lagoa Nova, das 9h às 22h.

Um dos objetivos da iniciativa, que, nesta edição, conta com patrocínio do Banco do Nordeste e Governo do Estado, é formar plateias para o gênero documentário, investindo em renovação de linguagem, na aproximação dos realizadores e de seu público, resgatando filmes clássicos e servindo de vitrine para novas produções. Intencionalmente, a proposta é também fazer pontes, ultrapassar barreiras, aproximar universos distintos e experiências culturais de diversas áreas através dos documentários.

O evento é voltado para o diálogo do cinema com a antropologia e se propõe a ser uma vitrine das produções nacionais e internacionais do gênero, tanto com filmes clássicos, em retrospectivas, quanto lançamentos, de curta, média e longa-metragem. A mostra, inclusive, já percorreu o exterior, participando do 1º Festival de Filmes Etnográficos de Delhi, na Índia, em 2008.

Em Natal, a iniciativa contará com a presença da mestre em antropologia Patrícia Monte-Mór e do cineasta José Inácio Parente, produtores e organizadores da mostra. Eles participarão de palestras e debates sobre o uso da imagem nos processos educativos e na antropologia, bem como a produção audiovisual com foco na história e cultura locais, tendo como objeto o documentário.

Durante a programação, serão exibidos filmes de referência no campo da antropologia visual, produções internacionais, nacionais e locais. Filmes realizados na Inglaterra, Romênia, Espanha, Marrocos, Japão, Etiópia, Índia e Brasil estão distribuídos durante as sessões de cinema. Vídeos produzidos no Rio Grande do Norte, pelo Centro de Documentação e Comunicação Popular (Cecop), também poderão ser conferidos.

O evento é promovido pelo Projeto Cinema na Escola e pela Interior Produções, com realização do Cecop e a Secretaria Estadual de Educação e Cultura do RN. O Projeto Cinema na Escola também foi contemplado no Programa BNB de Cultura 2011 – Parceria BNDES.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas