sexta-feira, 19 de abril, 2024
28.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Natal sedia Conferência de Engenharia Inteligente

- Publicidade -

Alex Costa – Repórter

Natal abre as portas da América Latina para receber a 13º edição da IDEAL (Conferência Internacional sobre Engenharia Inteligente de Dados e Aprendizagem Automática). Abordando temas diversificados da engenharia, o congresso internacional acontece pela primeira vez no Hemisfério Sul, reunindo pesquisadores renomados no mundo da tecnologia do planeta.

“A conferência é um fórum único e interdisciplinar nas áreas de análise inteligente de dados e paradigmas de aprendizagem associadas. Especialistas, pesquisadores e estudantes brasileiros podem usufruir de um universo de conhecimento bem perto de suas casas”, afirma o professor potiguar e coordenador geral do evento, José Alfredo Ferreira Costa, que preside a  Sociedade Brasileira de Inteligência Computacional.

A Ideal 2012 será realizada no Hotel Imirá Plaza, entre os dias 29 e 31 de agosto, e conta com a apresentação de 100 projetos  orais e cinco grandes palestras de nomes internacionais que estarão presentes no evento. Segundo o pesquisador potiguar, o papel da tecnologia e sua influência no mundo empresarial é fundamental para a organização e detalhamento de dados. “Apenas a partir do resultado da mineração dos dados é que é possível  elaborar estratégias eficazes para qualquer empresa, seja pública, comercial ou privatizada”.

Em entrevista à  TRIBUNA DO NORTE, o professor Costa explicou em detalhes como funciona do Ideal 2012, quais os pesquisadores que estarão presentes no evento, bem como de que maneira a tecnologia pode otimizar gestões e execuções de serviços.

O que é o Ideal 2012?
O Ideal 2012 (Internacional Conference on Intelligent Data and Automated Learning) é uma série de conferências que são realizadas em diferentes cidades do mundo, anualmente.  O termo em inglês significa Engenharia Inteligente de Dados e Aprendizado Automático. O evento congrega pessoas de várias áreas do conhecimento tecnológico.

Por que Natal foi a cidade escolhida para sediar a conferência este ano?
A capital potiguar está tendo o privilégio de receber grandes nomes da tecnologia de ponta nas principais universidades do país e do mundo. Há cerca de três anos, trabalhos executados por pesquisadores brasileiros chamou a atenção internacional. Eu como representante do setor de Inteligência Computacional no Brasil, coloquei Natal como destino e lugar em potencial para receber o congresso internacional.
Para José Alfredo Ferreira Costa sistema de TI é muito útil numa empresa, mas essas informações não estão totalmente integradas
E Natal foi bem aceita?
Fomos muito bem vistos pelos trabalhos desenvolvidos em áreas como ciências da computação e engenharia de produção. Será a primeira vez que esse evento será realizado no Hemisfério Sul. A América Latina está sendo privilegiada com a chegada de todo esse conhecimento. O que dirá os estudantes de engenharia da computação, produção, sistemas de informação, automação industrial, robótica e muitos outros cursos tecnológicos que existem.

Vários pesquisadores internacionais estarão no evento. Quem são eles e qual o conteúdo que será apresentado?
Essa é uma oportunidade única para a troca de experiências, ampliação dos horizontes e para  conhecer de perto as novidades do mundo da tecnologia. Vamos ser vistos e comentados pelo mundo afora. Nomes como José Principe, da Universidade da Flórida, Hartmut Schmeck, da KIT na Alemanha, e Hojat Adeli, da Universidade de Ohio marcam esse grandioso evento. Dois brasileiros consagrados do mundo da tecnologia também estarão presentes: André Carvalho, da Universidade de São Paulo e Carlos Pedreira, da UFRJ, ministram sobre o universo de oportunidades que a tecnologia possui em diversas áreas, desde economia, até à gestão pública, ao processamento de dados e geradoras de serviços. Soluções ótimas e sub-ótimas emergem e evoluem a sociedade.

O que é engenharia de dados?
Qualquer tipo de processo gera dados. Por exemplo, uma empresa possui um setor comercial, que precisa organizar em tabelas informações como volume de vendas, retorno financeiro, fluxos, contatos com clientes e fornecedores. Ou seja, é uma quantidade gigantesca de números, dados e informações que precisam ser compreendidos.

E como fazer essa análise dos dados usando a tecnologia?
É para isso que esse congresso existe: para encontrar formas de solucionar problemas, potencializar sistemas e contextualizar informações. Um dado isolado não é tão esclarecedor do que todos esses dados unidos numa combinação de período de tempo, quantidade e volume em um determinado momento. Será que essas medidas estão alinhadas à nossa estratégia? Nunca saberemos se não houver uma forma de ver todos esses números de uma vez só.

Qual a utilidade do processamento de dados numa empresa?
Um sistema de tecnologia de informação é muito útil numa empresa, mas sabe-se que essas informações não estão totalmente integradas. O complicador é a quantidade de metas, objetivos e resultados que precisam ser analisados. Apresentar softwares que sejam úteis para o desenvolvimento da sociedade, de forma inteligente para a mineração dos dados, é um dos desafios desse congresso. Com isso, é possível criar estratégias mais bem elaboradas para expansão de qualquer negócio.

Essa mineração de dados pode ajudar também na gestão pública? De que forma?
Saúde, segurança, educação. Três principais pilares da gestão pública no nosso país que precisa de conserto. Como trabalhar para compreender a demanda de pacientes e gerir melhor os recursos para aplicar nos setores? Apenas através de um estudo detalhado da folha de pagamentos  de uma secretaria de planejamento e integração é que se torna possível fazer o uso inteligente dos recursos. É uma árvore com muitas ramificações que pode ser entendida como se fosse apenas um galho se houver investimento em tecnologia.

Qual o legado que o Ideal 2012 deixará para Natal e para o  país?
A chance de ter em sua terra Natal  o que há de mais avançado no conhecimento tecnológico para aplicação social é, sem dúvida, o início desse legado. Debates geram novas ideias. Tenho certeza de que muitos estudantes e pesquisadores locais serão impulsionados a expandir o seu conhecimento e agregar as informações para o desenvolvimento de novos trabalhos científicos. ´São temas muitos diversificados que serão debatidos. Acredito que o Ideal 2012 é uma porta de acesso para as oportunidades de futuro para os engenheiros, cientistas e pesquisadores potiguares.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas