sábado, 20 de abril, 2024
25.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

Natal tem escola inclusiva

- Publicidade -

EDUCAÇÃO - Escola Berilo Wanderley também recebe portadores de deficiênciaDas 72 escolas da rede municipal de ensino de Natal, 50 estão adaptadas para atender aos alunos com deficiência. Elas têm piso tátil, rampas, placas de identificação dos espaços com inscrições em braille, além de banheiros acessíveis e portas mais largas para permitir a circulação dos alunos que usam cadeira de rodas. Esse resultado é atribuído principalmente ao desempenho do Ministério Público do Rio Grande do Norte que desenvolve, desde 2003, o programa Ministério Público em defesa do direito à educação das pessoas com deficiência.

No ano passado, as promotoras Naide Maria Pinheiro, Rebecca Nunes e Patricia Albino, autoras do programa, receberam o Prêmio Innovare, promovido pela Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundação Getúlio Vargas, Associação dos Magistrados Brasileiros e do Ministério da Justiça, entre outras instituições.

A iniciativa do Ministério Público foi apresentada ontem, durante a programação do 4° Seminário Nacional de Formação de Gestores e Educadores, do Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade, desenvolvido pela Secretaria de Educação Especial, em Natal.

Na Escola Municipal Celestino Pimentel, localizada na Zona Oeste de Natal, além dos recursos de acessibilidade física, funciona uma sala de recursos multifuncionais. Com dois computadores, DVDs e material didático-pedagógico, a sala é freqüentada por cerca de 30 alunos com deficiência que estudam em outras cinco escolas da região. A diretora Carolina Cândido Amaral diz que os alunos com deficiência se sentem valorizados com as reformas e recursos que a escola lhes oferece.

Na Zona Oeste, a Escola Municipal Berilo Wanderley, também beneficiada com adaptações para permitir a acessibilidade física dos alunos com deficiência, atende dois alunos com deficiência: um com baixa visão e outro com deficiência auditiva. A diretora Maria Jesus de Lima não esconde a tristeza ao narrar a história do aluno Alef Gregório, que, segundo ela, foi quem mais se beneficiou com as melhorias realizadas na escola. Mas em março deste ano, a família dele se mudou da cidade.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas