quinta-feira, 25 de abril, 2024
26.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Natal tem nove casos de chikungunya confirmados

- Publicidade -

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Natal realizou uma investigação em 13 casos de pessoas com sintomas das doenças dengue, zika e chikungunya provenientes dos bairros de Nossa Senhora da Apresentação, Potengi, localizados no Distrito Sanitário Norte 2; e o bairro de Lagoa Azul no Distrito Sanitário Norte 1. Dos casos investigados, nove foram positivos para o vírus da Febre do Chikungunya. Todos os casos foram negativos para o Zika vírus. Dos casos positivos para Chikungunya, sete foram provenientes do bairro de Nossa Senhora da Apresentação e dois do bairro Potengi. Esses são os primeiros casos confirmados de Chikungunya no Estado do Rio Grande do Norte.

#SAIBAMAIS#Os casos foram investigados, no âmbito do sistema de monitoramento ativo de arboviroses, o VigiaDengue, realizado pelo Centro de Controle de Zoonoses do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde em colaboração com o Laboratório de Virologia do Instituto de Medicina Tropical do RN e do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFRN.

Diante desse cenário, o secretário municipal de Saúde, Luiz Roberto Fonseca, solicita aos profissionais de saúde, colaboração no sentido de estarem em alerta ao padrão de ocorrência dessas doenças e imediatamente realizarem a notificação e a requisição do exame laboratorial para pesquisa de agentes etiológicos, como forma de elucidar o diagnóstico e subsidiar as medidas de controle cabíveis, bem como à população em relação aos sintomas da doença.

A Chikungunya é caracterizada por uma febre de início súbito (acima de 38,5 °C por até sete dias e artralgia ou artrite de início súbito não explicado por outras condições. Além disso, a doença pode estar associada à cefaleia, mialgia e exantema, sendo residente ou tendo visitado áreas endêmicas ou epidêmicas até duas semanas antes do início dos sintomas ou que tenha vínculo epidemiológico com caso confirmado.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas