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Natal terá estacionamento rotativo

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Encontrar uma vaga para estacionar em bairros de grande movimento como o Alecrim, depende de sorte. Independente do horário, sobretudo em dias úteis, a situação é bem complicada e pode desestimular a visita de possíveis clientes ao comércio local. Essa mesma dificuldade também é vista em outros bairros de Natal como Tirol, Petrópolis, Cidade Alta e Ribeira: ofertar vagas de estacionamento virou questão de sobrevivência para comerciantes e empresários estabelecidos nesses lugares, e uma das opções ventiladas pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal é a retomada do projeto que implementa um sistema rotativo em determinados pontos da cidade.

Estacionamento rotativo no Alecrim

Segundo a STTU cerca de 5,5 mil vagas em cinco bairros da cidade poderão ser “rotativas”

Todo o sistema irá funcionar a partir de um aplicativo para celular, mas a venda avulsa de créditos de estacionamento está nos planos. A CDL-Natal mapeou as áreas, e identificou onde se concentram as maiores demandas e as menores ofertas. O resultado desse levantamento foi apresentado no início da noite de ontem, na sede da entidade no Tirol, a empresários, comerciantes e lojistas. A expectativa é que o novo sistema comece a funcionar até início do segundo semestre deste ano. 

“A proposta é que a implementação seja gradual, por etapas. Queremos reservar cerca de 15% das vagas para o sistema rotativo”, adiantou Augusto Vaz, presidente da CDL-Natal.

Iniciativas semelhantes para tentar ordenar o estacionamento em logradouros públicos chegaram a ser ensaiadas em dois momentos pela Prefeitura de Natal – em meados da década de 1990 e no início dos anos 2000.

Na primeira oportunidade a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) adotou por alguns meses um sistema de cobrança parecido com o Zona Azul – sistema presente em várias cidades do País que utiliza carnês no para-brisa com informações sobre o uso da vaga. Não deu certo, pois qualquer que seja a medida a ser implementada depende da compreensão das pessoas quanto à necessidade do ordenamento.

A segunda tentativa foi ainda mais breve: a STTU decidiu instala parquímetros junto as vagas, mas o sistema foi rejeitado pela população e os equipamentos foram retirados em poucos dias.

“Estamos, na verdade, retomando um diálogo iniciado em 2013 com comerciantes e empresários que atuam nos cinco bairros (Alecrim, Petrópolis, Tirol, Ribeira e Cidade Alta) onde há essa problemática maior da falta de vagas de estacionamento. Entidades como CDL-Natal e Fecomércio-RN também demonstraram interesse por uma proposta que já tínhamos tentado por em prática há alguns anos”, lembrou Walter Pedro, secretário adjunto de Trânsito da STTU.

Pedro adiantou que a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana estima que, nos cinco bairros destacados, cerca de 5,5 mil vagas sejam destinadas para o sistema rotativo. De acordo com o gestor, na primeira fase do sistema serão incluídas 2,4 mil vagas: “Na segunda vamos incorporar mais 2,2 vagas, e na terceira fase mais 1 mil vagas. A ampliação desse número de vagas depende da própria demanda”, informou.

Pagamento por minuto
O secretário adjunto de Trânsito da STTU, Walter Pedro, frisou que ruas e avenidas terão um tratamento diferenciado para adequar a implementação do sistema de cobrança conforme o perfil do comércio no local: “Identificamos ruas com grande concentração de clínicas, outras com restaurantes; ruas com mais comércio na calçada. Em comum apenas a dificuldade de estacionar”, explicou.

O sistema, segundo Pedro, será operado por empresa terceirizada e os recursos arrecadados serão desatinados para o Fundo Municipal de Transportes Coletivos, fundo criado por lei cimplementar em 2015 que visa proporcionar melhorias na infraestrutura que atende o serviços de transporte urbano. “Também pretendemos incorporar a reivindicação dos comerciantes, de aplicar parte dos recursos no bairro onde foram arrecadados”.

Augusto Vaz, presidente da CDL-Natal, entidade que está à frente da retomada do projeto, explicou que o novo sistema informatizado permitirá que a cobrança seja proporcional ao tempo de uso de uma vaga rotativa: “Quando alguém for estacionar, basta digitar a placa do carro e o número da vaga no aplicativo. Em média, a cada 10 minutos, será cobrada uma taxa de 33 centavos – até limite de duas horas”. O valor ainda é provisório.

Vaz acrescentou que “quem não quiser utilizar o aplicativo poderá comprar um crédito” (com frações de 30 minutos até o limite de 2h) com a desvantagem da cobrança não ser fracionada por minuto estacionado. “O importante é fazer com que as pessoas saibam que podem voltar a frequentar determinado bairro comercial sem o estresse de não ter onde estacionar”, frisou.

Ele reforçou que o sistema terá características de acordo com o perfil da rua: “Lugares com maiores necessidades de carga e descarga de médio e grande portes, por exemplo, podem ser feitas no início ou final do expediente (antes das 8h ou depois das 18h). Transportes com carros menores podem ser feitos utilizando as vagas regulares do rotativo”, explicou.

A CDL-Natal estima que no bairro do Alecrim existam 6 mil vagas em logradouros públicos, e que 650 serão destinadas para o sistema rotativo.

Números
5 Bairros foram selecionados pela CDL-Natal e STTU para receber o novo sistema de cobrança de vagas rotativas: Alecrim, Cidade Alta, Ribeira, Tirol e Petrópolis

15% Das vagas de estacionamento em logradouros públicos nesses cinco bairros, equivalente a cerca de 5,5 mil vagas, serão destinadas para o sistema rotativo

650 Vagas de estacionamento no Alecrim, bairro dos mais problemáticos quanto à demanda por espaço, serão destinadas ao sistema rotativo

33 Centavos é o valor sugerido para cobrança a cada 10 minutos – 2 horas é o período máximo para utilizar uma vaga rotativa

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