quinta-feira, 18 de abril, 2024
26.1 C
Natal
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Natal terá investimento de R$ 72 milhões em obras

- Publicidade -

PARCERIA - Prefeito Carlos Eduardo vai assinar o convênio hojeO prefeito Carlos Eduardo assina hoje com a governadora Wilma de Faria e o Ministério das Cidades, um convênio para o início das obras de intervenção viária na zona norte de Natal dentro do programa Pró-Transportes do governo federal. O convênio prevê a aplicação de R$ 72 milhões em projetos de melhoria do transporte de massa, na zona norte de Natal, beneficiando cerca de 500 mil pessoas. Os projetos do Pró-Transporte serão implantados ao longo de dois anos com financiamento do Ministério dos Transportes, em parceria com o governo do Estado e a Prefeitura.

As obras físicas vão ser iniciadas na próxima semana e até o final deste ano a meta é concluir 50% das obras, segundo projeção da Secretaria de Trânsito e Transportes Urbanos.

Desde o final de 2003, a Prefeitura de Natal deu entrada no Ministério das Cidades com projetos de obras viárias na Zona Norte dentro do programa Pró-transportes do governo federal. Como foi a pioneira na busca de recursos desse programa e pela qualidade técnica dos projetos apresentados, Natal será a primeira capital a ser beneficiada com financiamento para esse programa. “Esse é um importante investimento para a zona norte de Natal porque irá facilitar o escoamento do trânsito e garantir que o número de veículos, que deve ser ampliado naquela região da cidade com a inauguração da ponte Forte-Redinha, possa fluir melhor, induzindo o crescimento da Zona Norte”, afirmou o prefeito Carlos Eduardo que agradeceu à governadora Wilma de Faria e ao governo do presidente Lula a parceria em favor da população de Natal. 

Para melhorar o fluxo de trânsito e desafogar o tráfego na avenida João Medeiros Filho está prevista a duplicação da avenida das Fronteiras, que será interligada a avenida Rio Doce, a ser duplicada, também, o mesmo acontecendo com a avenida Tocantínea. Todas elas vão ter faixas exclusivas de ônibus e vão ser transformadas em acesso para a Ponte Newton Navarro, que fará a ligação Forte/Redinha.

A implantação dessa obra proporcionará benefícios à população dos bairros de Nossa Senhora da Apresentação, Lagoa Azul e Pajuçara, estabelecendo um novo paralelo para o desenvolvimento daquela área da cidade, que abriga uma população superior a 350 mil pessoas.

Outra obra de porte será a construção de 04 terminais de ônibus nos bairros de Nossa Senhora da Apresentação, Lagoa Azul, Santarém e conjunto Parque dos Coqueiros e 04 terminais de opcionais no Loteamento José Sarney, bairros de Nossa Senhora da Apresentação e conjunto Parque dos Coqueiros.

Estão previstas, ainda, a implantação de 02 Estações de Transferência, na avenida João Medeiros Filho, e 02 passarelas nas avenidas Tomás Landim e Felizardo Moura. E, ainda a duplicação de parte da avenida Moema Tinoco, que também terá faixa exclusiva para coletivos, e a construção do Terminal de Ônibus Intermunicipal Estação Mangueira, na Tomás Landim.

Trens

O Pró-Transporte contemplará, ainda, parte da linha férrea, que corta a zona norte. Entre os projetos podem ser destacados a implantação de uma ciclovia margeando os trilhos e bicicleteiros, onde trabalhadores vão poder estacionar suas bicicletas com segurança. Vão ser construídas 02 novas estações no Santa Catarina e na avenida das Fronteiras. No Conjunto Soledade, a estação será ampliada.

A exemplo do que acontece em outras capitais do país, com resultado satisfatório, vai ser implantada a interligação dos serviços de transporte público. Ou seja, a garantia de que o cidadão vai ter acesso ao ônibus coletivo e ao trem urbano, de forma simultânea, barateando seu deslocamento de casa para o trabalho e vice-versa. No caso específico do trem, ao chegar a estação ele terá transporte público a um custo mais baixo e a segurança de que a sua bicicleta vai estar sob a guarda do  bicicletário.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas