quarta-feira, 24 de abril, 2024
28.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Natal terá maior quantidade de candidatos em 35 anos

- Publicidade -
O ciclo de convenções partidárias para a indicação de candidatos a prefeitos e vereador às eleições de 15 de novembro deste ano nos 167 municípios do Rio Grande do Norte, encerra-se nesta quarta-feira (16), com 13 candidatos ao pleito majoritário em Natal  – o maior número desde a redemocratização do país, em 1985, com as realizações das primeira eleições diretas nas 27 capitais durante o Regime Militar.
Eleitores de Natal vão escolher com o maior número de candidatos desde a redemocratização
A eleição de prefeito em 2020 terá seis candidatos a mais em Natal ou quase o dobro das eleições de 2016, quando sete candidato disputaram o pleito majoritário. O recorde de candidatos a prefeito, oito, havia ocorrido nas eleições de 2000 e 2008. O menor número de candidatos a prefeito de Natal, quatro, foi registrado  em 1985 e 1988.
Com o fim das convenções e definidos os candidatos, os partidos políticos e as coligações devem formalizar os pedidos de registro de candidatura nas Zonas Eleitorais até as 8 horas do dia 26 de setembro pela internet ou até as 19 horas do mesmo dia presencialmente.
Pelo menos quatro partidos confirmaram convenções para o fim da tarde de amanhã, como o PT e o PC do B, aos quais são, respectivamente, filiados a governadora Fátima Bezerra e o vice-governador Antenor Roberto de Medeiros, que decidiram lançar chapas “puro sangue” no primeiro turno das eleições das eleições municipais.
Como vem ocorrendo com a maioria dos partidos, as convenções serão realizadas remotamente por causa da pandemia do novo coronavírus. O PT oficializará a candidatura do senador Jean Paul Prates pela plataforma Zoom entre 17 e 20 horas e o PC do B, usando a plataforma Google Meet a partir das 17 horas, homologará o nome do auditor fiscal Fernando Freitas como  candidato a prefeito de Natal. Os dois partidos ainda não escolheram os candidatos a vice-prefeito.
Outros dois partidos de linha bolsonarista – PSC e PRTB fazem convenção amanhã: o PTRB oficializará a candidatura do Coronel Hélio a prefeito, tendo como companheiro de chapa Getúlio Batista, do PTB. A convenção convenção conjunta ocorrerá a partir das 16 horas, na sede do PRTB, avenida Salgado Filho, 1693, com transmissão ao vivo pelas redes sociais e participação do deputado federal General Girão (PSL-RN) e da deputada federal Bia Kicis (PSL-DF).
Convenção
Já o PSC não decidiu, ainda, se lançará chapa majoritária puro sangue, informou o presidente estadual do partido, o deputado estadual Coronel Azevedo, garantindo em último caso, que a legenda só se alinhará com partidos que apoiam o presidente Jair Bolsonaro: “Vamos decidir até a convenção. Tem muitos partidos e pessoas alinhadas com Bolsonaro. Estamos conversando, ouvindo os pré-candidatos a vereador, além da comissão municipal e filiados do PSC que participarão da convenção de Natal”.
A convenção do PSC será realizada presencialmente, com as medidas de prevenção e distanciamento social por conta do Covid-19, no salão de eventos do Edifício Tirol Way Office, na avenida Senador Salgado Filho, 1718, Tirol.
Dentre 21 partidos que já fizeram convenções para homologação de candidatos às eleições majoritária e proporcional, sete lançaram chapas “puro sangue”: NOVO, PODEMOS, SOLIDARIDADE, DEMOCRACIA CRISTÃ, PSOL, PSB e PSTU. 
A essa lista, acrescentam-se amanhã PT e PC do B. Embora tivesse feito convenção no sábado (14), o PSB havia deixado em aberto o anúncio oficial de uma candidatura a prefeito de Natal, o que só foi confirmado ontem à tarde, com o lançamento do nome do deputado estadual Hermano Morais. 
Os outros 14 partidos lançaram candidatos a prefeito e vice em coligação, como é o caso do PSDB, que no sábado (14) oficializou a candidatura de reeleição do prefeito Álvaro Dias, tendo como vice a advogada Aila Cortez, do PDT. É a maior coligação desta campanha eleitoral – dez partidos, incluindo DEM/PSD/PL/MDB/PROS/REDE/AVANTE/REPUBLICANOS, que formam a aliança “Avança Natal”. As outras  coligações majoritárias são formadas por PV/Cidadania, PSL/PP, as quais vão se somar PRTB/PTB.
PSB decide voltar com candidatura 
O deputado estadual Hermano Morais, do PSB, decidiu ontem voltar com a candidatura a prefeito de Natal. No fim de semana, o PSB fez a convenção municipal, mas deixou em aberto a possibilidade de ter candidato próprio à Prefeitura. Mas, no início da noite, Hermano anunciou que vai concorrer.
A confirmação foi dada pelo próprio Hermano à executiva municipal do PSB e pelo presidente estadual do partido, o deputado federal Rafael Motta, na presença dos candidatos a vereador da legenda, confirmados em convenção realizada no último sábado (12). 
A validação da candidatura de Hermano era aguardada para o sábado, mas ele disse que precisava conversar com outros partidos de oposição. No fim de semana, estava em cogitação uma composição do PSB com o PT, com a possibilidade do Partido Socialista Brasileiro indicar o vice na chapa na qual o petista Jean Paul Prates será candidato a prefeito.
Mas, ontem, Hermano optou por ser candidato à Prefeitura. Em diálogo com os candidatos e com as executivas estadual e municipal do PSB, Hermano Morais afirmou que resolveu encabeçar o projeto do partido, na condição de candidato a prefeito, ainda que permaneçam os diálogos com outras siglas até a quarta-feira (16), prazo final para as definições sobre coligações majoritárias.
“Trata-se de uma eleição de dois turnos e, ainda que a campanha seja curta, não podemos privar Natal de saber onde está e onde pode chegar, para que os natalenses possam tomar a sua decisão”, disse ele aos presentes. Hermano afirmou também que “vai agora em busca de um companheiro ou uma companheira de chapa capaz de tornar o projeto do PSB mais plural e representativo”.
Pré-candidatos desistiram de concorrer 
Antes de começar o ciclo das convenções partidárias, o que ocorreu em 31 de agosto, os partidos chegaram a cogitar o lançamento de pelo menos 15 candidatos a prefeito. Desde então, dois pré-candidatos ficaram pelo caminho, o Avante, cuja presidente estadual Karla Veruska, rompeu com a governadora Fátima Bezerra (PT), deixando cargo de segundo escalão na Secretaria do Trabalho e Habitação Social (Sethas), para apoiar a candidatura do prefeito Álvaro Dias, passando a ocupar cargo de primeiro escalão no município.
Outro que desistiu de concorrer a prefeito, foi o ambientalista Freitas Júnior, do REDE, que também passou a apoiar a reeleição de Álvaro Dias. O deputado estadual Sandro Pimentel (PSOL) era cotado para sair candidato a prefeito, mas o partido optou por formar a primeira chapa coletiva, com quatro candidatas à prefeitura, tendo escolhido a bancária aposentada Nevinha Valetim como a candidata oficial que aparecerá com imagem na urna eletrônica. 
O deputado estadual Coronel Azevedo também teve o nome especulado para candidato a prefeito em Natal, uma decisão que o PSC tomará amanhã.
CHAPAS MAJORITÁRIAS
Veja como estão as definições de candidatos
EM NATAL PARA PREFEITO
Eleições 2020
PSDB/PDT
Álvaro Dias (PSDB), prefeito
Aíla Cortez (PDT), vice
SOLIDARIEDADE
Kelps Lima, prefeito
Breno Queiroga, vice
PT
Jean Paul Prates
Vice a definir
PSB
Hermano Morais
Vice a definir
NOVO
Fernando Pinto, prefeito
Fernando Amaral, vice
PODEMOS
Afranio Miranda, prefeito
Paula Trento, vice
PSTU
Rosália Fernandes, prefeita
José Jairan, vice
PSOL
Nevinha Valentim, prefeita
Danniel Morais, vice
DEMOCRACIA CRISTÃ
Jaydir Oliver, prefeita
Shirley Medeiros, vice
PV/CIDADANIA
Carlos Alberto (PV), prefeito
Carlos Eduardo Nascimento (CIDADANIA), vice
PSL/PP
Sérgio Leocádio, prefeito
Deusa Martins, vice
PRTB/PTB
Coronel Hélio, prefeito
Getúlio Batista, vice
PC do B
Fernando Freitas
Vice a definir
Número de candidatos  a prefeito por eleições em Natal
2020 – 13
2016 – 7 
2012 – 6
2008 – 8 
2004 – 7 
2000 – 8 
1996 – 6
1992 – 5
1988 – 4
1985 – 4
Fonte – Justiça Eleitoral
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas