sábado, 20 de abril, 2024
25.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

Natal terá plantio de 25 mil mudas

- Publicidade -

Mariana Ceci
Repórter

Em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, na Suécia, o dia 5 de junho ficou definido como Dia Mundial do Meio Ambiente. A data é mais um momento para dar visibilidade a uma série de debates importantes que são travados de forma contínua por diversas categorias, como é o caso das questões relativas à sustentabilidade no meio urbano, ao aquecimento global e as iniciativas que empresas, gestores e indivíduos devem tomar para tentar preservar o meio ambiente para as próximas gerações. Em Natal, a abertura da Semana do Meio Ambiente começou com solenidade, no Parque da Cidade, onde foram plantadas mudas de árvores.  A previsão é de plantio de 25 mil mudas. A programação  sobre meio ambiente, com temas sobre sustentabilidade, educação ecológica e preservação segue ao longo da semana.

O debate sobre sustentabilidade na cidade tem ganhado espaço nos últimos anos. Para a urbanista Laura Sobral, especializada em cultura e espaços públicos, o modelo no qual as cidades são produzidas não proporcionam qualidade de vida ou justiça socioespacial para seus habitantes, o que também tem relação com a própria sustentabilidade da vida humana neste espaço. Graduada pela Universidade de São Paulo (USP), Laura veio a Natal para participar do evento “O Futuro da Minha Cidade”, uma iniciativa do Sindicato da Indústria de Construção Civil (Sinduscon) como parte da programação da Semana do Meio Ambiente, que vai tratar sobre a questão da sustentabilidade no meio urbano e iniciativas possíveis para transformar o espaço da cidade. Para Laura, numa cidade sustentável “os cidadãos se envolvem nas melhorias da cidade e no dia a  dia da cidade, onde isso fique a cargo não de uns ou de outros mas sim seja uma empreitada coletiva, porque as pessoas conseguem falar por si e entender muitas vezes o que é melhor para a sua realidade e para aquele espaço, por viverem ali”.

O prefeito Carlos Eduardo abriu a semana do Meio Ambiente com plantio no Parque da Cidade
O prefeito Carlos Eduardo abriu a semana do Meio Ambiente com plantio no Parque da Cidade

#SAIBAMAIS#A transformação do espaço, para Laura, deve ser pensada a partir das pessoas que ocupam este espaço, valorizando por exemplo inciativas criadas pelas próprias comunidades de cada bairro. “Se você participar de atividades comunitárias do seu bairro, só isso já ajuda a transformar o dia a dia das cidades, ajuda a criar uma consciência de que nossas escolhas tem o poder de transformar o espaço da cidade”, disse. Ela destaca a mobilidade urbana e o descarte de resídios como algumas das coisas que mais impactam na questão da sustentabilidade do espaço urbano, e que podem ser transformadas a partir de gestões que pensem junto com a população.

Em seu discurso de abertura da solenidade, o prefeito Carlos Eduardo ressaltou a importância de espaços de preservação como o Parque da Cidade nos centros urbanos.

Em comemoração à data, a Prefeitura irá realizar o plantio de 25 mil mudas nativas no Parque “Essa é uma data universal, mas para nós é extremamente especial. Hoje, lançamos o plantio de 25 mil mudas no parque, além de estar levando a efeito daqui a três e quatro meses de 20 mil árvores espalhadas nas quatro regiões da cidade de Natal”, disse o prefeito.

Sobre a questão urbana, o prefeito  destacou a abertura das discussões sobre o Plano Diretor da cidade “essa é a lei que disciplina e organiza o desenvolvimento sustentável da cidade de Natal. É o momento de muita participação da cidade. Foi assim há 10 anos. Com a participação de Natal, dos natalenses, através da discussão e do debate vamos sim atualizar o plano diretor para que Natal continue crescendo e se desenvolvendo com qualidade de vida para todos os natalenses”, acrescentou.

Programação
Semana do Meio Ambiente a partir desta terça-feira (6)

TERÇA-FEIRA (6)
8h às 13h – Auditório do Parque da Cidade
III Fórum de Discussão: Qualidade do ar em Natal e Políticas Públicas
Mostra sustentável com empresas que trabalham com material reciclável

8h às 11h -Bosque das Mangueiras
Tropa Trupe, Gincana Ambiental e Atividades Lúdicas.
EcoBlitz Educativa da Arsban

9h às 17h – Sala de aula do Parque da Cidade
Exposição: “Olhar Sobre a Comunidade”
CEMEI – Telma Rejane Moura Freire

15h – Parque da Cidade
Contação de História (Com Josivan Alves e Valéria Lígia)

18h às 21h – Av. Paulistana, zona Norte
EcoBlitz Educativa da Arsban

QUARTA-FEIRA (7)
8h30 – Auditório do Parque da Cidade
Cinema no Parque com o filme: Guardiões da Biosfera
14h às 17h Sala de aula do Parque da Cidade
Oficina: “O que os olhos não vêem, o corpo sente”

16h – Praça de eventos do Parque da Cidade
Atividade lúdica: Aprender Brincado

16h – Potício Cidade Nova (Parque da Cidade)
Contação de História: Tisto: o menino do dedo verde

QUINTA-FEIRA (8)
8h30 – Auditório do Parque da Cidade
Mamulengo da CAERN

14h30 – Auditório do Parque da Cidade
“Terra morada das nuvens”: palestra e dinâmica sobre ciclo da água, formação e tipos de nuvens – Astronomia no Zênite (José Roberto)

SEXTA-FEIRA (9)
8h30 – Auditório do Parque da Cidade
Projeto: Escritor vem ao Parque com Eugênio Batista Rangel

14h às 17h – Sala de aula do Parque da Cidade
OFICINA: “O que os olhos não veem, o corpo sente”

16h – Praça de eventos do Parque da Cidade
Atividade lúdica: Aprender Brincando (Museu de Morfologia da

16h – Portício Cidade Nova (Parque da Cidade)
Ação Lúdico-Educativa de Trânsito (STTU)

SÁBADO (10)
8h às 17h30 – Praça de eventos do Parque da Cidade
Exposição da Policia Militar do RN

9h às 11h30 – Sala de aula do Parque da Cidade
OFICINA: O que os olhos não vêem, o corpo sente

9h30 – Praça de eventos do Parque da Cidade
Atividade lúdica: Aprender Brincando

16h – Memorial de Natal (Torre do Parque da Cidade)
O Baú do Pequeno Príncipe (Especial sobre meio ambiente)

17h – Praça de eventos do Parque da Cidade
Encerramento da Semana do Meio Ambiente com a Apresentação da Banda/Orquestra da Policia Militar

Diariamente sairão trilhas às 8h da manhã do Parque da Cidade, com mínimo de 10 e máximo de 20 participantes. A administração recomenda que as pessoas cheguem com 1h de antecedência.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas