quinta-feira, 25 de abril, 2024
26.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Natal vacinará 65 mil pessoas na 1ª fase da campanha contra a covid-19

- Publicidade -
Ícaro Carvalho
Repórter
Com pelo menos 76 pontos de vacinação e a mão-de-obra direta de aproximadamente mil servidores, a Prefeitura do Natal apresentou, nesta quinta-feira (14), o Plano de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19 do Município de Natal/RN. A Secretaria Municipal de Saúde dividiu a vacinação inicial em três fases, com prioridade para idosos, trabalhadores em saúde e pessoas do grupo de risco. A expectativa é vacinar pelo menos 65 mil usuários na primeira fase, que ainda não tem data certa para começar. 
Prefeito Álvaro Dias detalhou plano com o titular da SMS Natal
Segundo o prefeito Álvaro Dias, a ideia é iniciar a vacinação ainda em janeiro, uma vez que há expectativa de que as primeiras doses cheguem à Natal no próximo dia 20. A logística para distribuição e armazenamento da vacina, bem como a aplicação do imunizante, com seis pontos de drive thru, estão prontas. A expectativa é receber 71.500 doses, uma vez que Estados e municípios sempre recebem 10% de doses a mais do público alvo, o chamado “índice de perda”.
“Mantive contato recente com o Ministério da Saúde e fui informado que essa vacina deverá chegar até o dia 20, inclusive, o Ministério deve estar recebendo um lote de vacinas que começarão a ser distribuídas. Elas vão ser distribuídas pelas capitais, que é quem vão iniciar o sistema de vacinação em massa. Natal está entre elas. Estamos prontos e preparados”, disse Álvaro Dias.
Recentemente, o Governo do Rio Grande do Norte também divulgou seu plano de vacinação e a ideia apresentada é que, após a chegada das doses, a vacinação se inicie no Estado em 72h. O secretário de saúde de Natal, George Antunes, explicou que, a vacina chegando aos estoques da SMS Natal, esse prazo pode ser até menor. “Talvez não sejam nem 72h, seja 24h, 48h. Será no tempo oportuno. A vacina chegando, estamos prontos”, frisou. Ele disse não ser possível, ainda, quantificar quanto será investido nas primeiras etapas da vacinação.
O Plano de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid 19 de Natal é um documento com 10 páginas que foi apresentado à imprensa em coletiva de imprensa nesta quinta-feira. Nas demais etapas, estão inclusos idosos de 60 a 74 anos e pessoas com comorbidades e imunodeprimidos. Segundo o prefeito Álvaro Dias, a vacina a ser aplicada nos natalenses neste primeiro momento será a CoronaVac,  desenvolvida pela companhia biofarmacêutica chinesa Sinovac Biotech em parceria com o Instituto Butantan, de São Paulo. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ainda precisa liberar o uso emergencial desse imunizante para que ele possa, efetivamente, ser usado na população. A decisão do órgão regulador deve sair no próximo domingo (17).
A ideia da Prefeitura do Natal é utilizar ambientes amplos da capital para operacionalizar a aplicação da vacina. Espaços como a Arena das Dunas, Ginásio Nélio Dias, Palácio dos Esportes, Largo do Shopping Via Direta, Centro Municipal de Referência em Educação (CEMURE), e um espaço a ser definido na Via Costeira. “Esses locais estão prontos e preparados para funcionar em sistema de drive thru”, comentou Álvaro Dias. Além desses, há 70 postos de vacinação nas Unidades Básicas de Saúde locais preparados para imunizar os usuários.
Conforme dito pelo prefeito Álvaro Dias, também já está definido o plano logístico para armazenar as vacinas. A capital conta com uma Rede de Frio, representada pela Central Municipal de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (CEMADI). O espaço conta com ambiente climatizado 24 horas, 9 câmaras refrigeradas com capacidade de 1.500 litros cada, gerador de energia elétrica, 3 freezeres, caixas térmicas e 2 veículos exclusivos para transporte e distribuição nos serviços de saúde.
“É realmente uma força tarefa. Por isso, chamamos de Plano de Operacionalização, onde abrangemos desde o recebimento, distribuição e a segurança da temperatura, da guarda e da aplicação dessa vacina na população. A SMS vai contar com voluntários, dimensionando com as 70 salas de vacina, precisamos de duas pessoas por ponto físico, então teremos 100 vacinadores. Número mínimo. Envolvido em todas as estratégias, pelo menos 1.000 pessoas”, comentou Julianna Araújo, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde de Natal. Sobre as seringas e agulhas, o prefeito Álvaro Dias repercutiu o assunto. “A responsabilidade das seringas é do Governo do Estado, que deverá nos repassar esse insumo. Se o Governo relaxar e deixar de cumprir, estaremos prontos para suprir essa carência”, afirmou.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas