Natal vai ser sede de torneio da Copa Acácia de Master

Publicação: 2019-11-13 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
A IV Copa Acácia de Handebol Master terá como sede em Natal, no período entre 15 a 17 de novembro. Promovida pela Handelada, equipe amadora do Recife, a competição reunirá oito equipes formadas por atletas do sexo feminino com idade acima de 35 anos. Com apoio da Secretaria Estadual de Esportes, os jogos acontecerão no Ginásio Professor Marcelo Carvalho (DED), em Lagoa Nova, com entrada gratuita para o público.

A Copa, que este ano, terá duas categorias, 35+ e 40+, vai premiar com troféus as atletas destaques de cada categoria e todas as atletas receberão medalhas de participação. A equipe mais disciplinada da competição vai ganhar o troféu Fair Play. Nesta quarta edição, participarão quatro equipes de Pernambuco (Handelada, Handelayd’s, Handebol Nossa Paixão –HNP e o Nóbrega Handebol Master), uma do Ceará (MasterHand CE), duas de do Rio Grande do Norte (UFRN HandMaster e Master Qualidade de Vida) e uma do Paraná (Donas da Bola), única representante do Sul do País.

A Copa Acácia é uma homenagem in memoriam à atleta pernambucana Ana Acácia, ex-seleção estadual por vários anos, que fez carreira em equipes de Pernambuco e da Paraíba e falecida precocemente aos 37 anos de idade, em 2010. “Além de homenagear nossa amiga Acácia, a Copa tem a proposta de incentivar a realização de outros torneios femininos na categoria master pelo País e de promover a prática do handebol, desporto que tanto amamos”, explica a organizadora do evento e uma das fundadoras da Handelada, Elenita Domingues. Ela ainda lembra que a competição aposta, dentro da homenagem simbólica à ex-atleta Acácia e no projeto de valorização do meio-ambiente, reserva um momento em sua programação, no qual todas as equipes fazem o plantio de mudas da árvore Acácia na cidade-sede.

Histórico da Copa
A primeira edição do torneio ocorreu, em 2016, no Recife com a participação de seis equipes do Brasil e duas equipes da Argentina. Já em 2017, a copa foi sediada em Maceió e contou com equipes da Paraíba, do Rio Grande do Norte, de Alagoas, do Paraná, de Roraima e de Pernambuco. Em 2018, a competição chegou a João Pessoa, reunindo 12 equipes, 11 brasileiras e uma da Argentina. Nas três primeiras edições, o torneio só teve uma categoria, 35+. Esse é o primeiro ano que a Copa Acácia se dividirá em duas categorias, 35+ e 40+.

Segundo a organização da Copa Acácia, a cada ano a procura de equipes para participarem do evento só aumenta. Serão quatro equipes a mais nesta terceira edição em relação aos dos primeiros anos. “Apesar da grande procura, nosso foco este ano foi de fazer mais uma categoria, a 40+, possibilitando que mulheres nessa faixa também pudessem se divertir”, destaca a organizadora da Copa.




continuar lendo


Deixe seu comentário!

Comentários