quarta-feira, 24 de abril, 2024
27.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Natalense processa escola de samba

- Publicidade -

O artista potiguar Erick Lima está processando a escola de samba paulista Dragões da Real, que integra o grupo especial do desfile que acontece no carnaval de São Paulo. Com o enredo “Dragões canta Asa Branca”, a escola – que é ligada a torcida organizada homônima do São Paulo F.C. – utilizou, sem autorização ou identificação do autor, xilogravuras de Erick para ilustrar materiais promocionais como camisas e canecas, além de figurinos que compõem o enredo em homenagem a Luiz Gonzaga e a cultura nordestina.
As xilogravuras de Erick Lima e os desenhos plagiados na camiseta da escola Dragões da Real
Pesquisadas em site de busca, as imagens são facilmente identificadas como de autoria de Erick Lima e remetem direto para o blog da Casa do Cordel, o qual disponibiliza os contatos pessoais para quem se interessar pelas mesmas.  É, inclusive, dessa forma, que o artista é contactado para firmar contratos de sessão de imagem e venda de obras para variados fins, seja para compor um quadro, ilustrar livros, cordéis. Filho do cordelista Abaeté do Cordel, há dez anos Lima trabalhao com xilogravura, mas essa é a primeira vez que o artista passa pela situação de ver seu trabalho plagiado. O potiguar entrou na justiça com uma ação de indenização por danos morais e materiais.

“Considero que o fato poderia ser um lisonjeio se fosse feito através do devido reconhecimento da minha arte por uma escola de samba do grupo de elite de um dos carnavais mais famosos do mundo, todavia, minhas obras estão sendo utilizadas sem a minha autorização, além de terem sido manipuladas graficamente, sendo transformadas em uma só imagem, e ainda retiraram as iniciais que me identificavam como autor, com o claro propósito de apropriação indevida do meu trabalho”, comenta Erick.

No dia 13, a justiça determinou liminarmente, por meio de decisão da juíza Rossana Alzir Diógenes Macedo, da 13ª Vara Cível de Natal, “a apreensão dos exemplares que se encontrarem no endereço da empresa ré, bem como a suspensão da divulgação das obras”. A Escola de Samba Dragões da Real foi notificada nesta segunda-feira (20), às 13h02, mas ainda não se pronunciou sobre o assunto.
Érick Lima: “Seria lisonjeiro se fosse dado o reconhecimento de minha arte”

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas