terça-feira, 23 de abril, 2024
31.1 C
Natal
terça-feira, 23 de abril, 2024

Natalenses chegam cedo aos locais de prova para evitar correria e atrasos no Enem

- Publicidade -
Faltando uma hora para a abertura dos portões para a realização do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), estudantes de vários lugares, a maioria natalenses, chegaram cedo aos locais de prova para evitar atrasos, desespero e a correria para não perder a prova que pode garantir o ingresso no Ensino Superior em todo o país. Neste domingo, 3, os portões abrem às 12h e fecham às 13h. A prova começa às 13h30. Cerca de 5 milhões de pessoas estão inscritas no exame. No Rio Grande do Norte são 119.324 inscritos.
Fila de candidatos para o Enem 2019
Fila de candidatos formada em um local de prova na Avenida Eng. Roberto Freire, zona Sul de Natal
#SAIBAMAIS#Neste domingo, os candidatos terão 5 horas e 30 minutos para responder 45 questões de Linguagens e Códigos, 45 de Ciências Humanas e elaborar uma redação. No próximo domingo, 10, estão previstas as provas de Matemática e Ciências da Natureza. Desde 2017, o Enem é aplicado em dois domingos diferentes. Antes, o exame acontecia em apenas um fim de semana.

Presente num local de provas da Avenida Engenheiro Roberto Freire desde cedo, a natalense Letícia Souza, 17 anos, vai fazer o exame pela primeira vez e quis se precaver de atrasos. Ela está no terceiro ano do Ensino Médio e chegou ao local às 9h30.

“Cheguei cedo porque é distante da minha casa, moro em Candelária, e queria organizar meu tempo e me concentrar”, disse.
Estudante Letícia Souza vai fazer o Enem 2019
À esquerda na imagem, a estudante Letícia Souza

Quem também chegou cedo foi Kayllany Cristina, 16 anos. Candidata treineira, ela está no segundo ano e quer fazer o Enem por preparação. “Para tirar o peso de quando for para valer”, comenta. Ela estava ao lado da mãe, Orineusa Branbilla, esperando a abertura dos portões.

Na parada do circular da UFRN, muitos candidatos aguardavam os ônibus para irem aos locais de prova no Campus Universitário, um dos pontos com mais salas no Enem 2019.
No campus central do IFRN, a entrada dos estudantes está acontecendo pela Avenida Bernardo Vieira, na lateral. Uma longa fila de candidatos aguarda a abertura dos portões.

Em frente ao local estava Jadson Praxedes, 25 anos, estudante de Farmácia da UFRN. “Vim fazer para testar meus conhecimentos. Cheguei cedo porque venho de transporte público, não quis arriscar”, comentou.

Nos locais de prova, ambulantes e vendedores ofertam
lanches, sucos, água mineral e também  canetas pretas, auxiliando os
candidatos que querem mais de uma opção na hora da prova. “Teve uma pessoa que comprou quatro canetas”, comenta Francisco Franca, que vende água e canetas em frente a entrada do IFRN. Ele conta que vendeu uma caixa e meia de canetas, cerca de 75, ao todo, só nesta manhã, cada uma a R$ 2,00.

Vendedor ambulante de canetas e água para candidatos do Enem
O ambulante Francisco Franca vende canetas e água para os candidatos do Enem 2019
Expectativa
Os candidatos também comentaram a expectativa para a edição do Enem de 2019. O estudante de medicina Caio César, de 32 anos, acredita que a prova “vai seguir a mesma linha dos anos anteriores”. Ele está fazendo o exame visando mudar de universidade.

“Já existe um banco de questões e acredito que vá seguir a mesma lógica. Não gosto de chutar temas da redação. Você cria 50 redações diferentes e chega na prova é a 51 que você não fez. Você pode se desesperar”, comentou.

Vinícius Moises, de 22 anos, disse que estudou 4h em um cursinho e mais um horário em casa, todos os dias. A expectativa dele é migrar do curso de Letras/Inglês para Nutrição.

“Espero algo relacionado a educação. É um tema que está muito em evidência, essas mudanças, a educação a distância”, comentou.

Pai e filha, Fábio Vieira,42, e Ellen Sthefani, 18, disseram que estão com a “expectativa a mil para o exame”. Ellen quer fazer Medicina e fará o Enem pela segunda vez, enquanto o pai, técnico de refrigeração, quer voltar a cursar Análise de Desenvolvimento de Sistemas.

“O tema que vier estaremos preparados”, comentaram enquanto se apressavam para entrar nos locais de prova, no IFRN campus central.

Segurança

Em Natal, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) montou um esquema especial e reforçou o sistema de transporte urbano. De acordo com a pasta, todas as linhas do transporte público estão operando com itinerários de dias úteis durante o dia. Quanto aos horários, as linhas operarão das 09h00 às 12h30 com horários de sábado, permanecendo a programação de domingos nas demais faixas horárias. As linhas que são unificadas nos fins de semana estão funcionando de maneira separada, enquanto as linhas que normalmente são desativadas aos domingos também circulam. A frota e os horários das viagens seguem a dinâmica do serviço oferecido aos sábados. A linha 588 (Circular da UFRN), um dos pontos com mais locais de prova no Estado, está circulando com seis veículos desde às 9h.

De acordo com o Inspetor Chefe da STTU, Carlos Eugênio, o efetivo de agentes foi ampliado em 10% para este domingo com relação aos outros finais de semana. Segundo ele, cerca de 50 agentes estão dando apoio nos principais corredores da cidade e nas estações de transferência. “Até o momento o trânsito está tranquilo”, comentou.
As forças de segurança do Estado também prepararam esquema especial para a prova. De acordo com o Coronel Castelo Branco, um efetivo de 1,6 mil agentes da Polícia Militar estão escalados para os dois dias do Exame. O número é maior que o do ano passado, quando 1,2 mil foram escalados.  Para este domingo, em Natal e na Região Metropolitana, cerca de 350 agentes vão auxiliar a aplicação da prova, tendo o apoio de 60 profissionais responsáveis pela escolta das provas e fiscalização de outros agentes ligados à aplicação do exame. As diárias operacionais para os PMs são custeadas pelo Ministério da Educação.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), no Rio Grande do Norte, as provas serão aplicadas em 236 locais em 40 municípios. São 3.281 locais de prova no Estado.

No Rio Grande do Norte, dos inscritos, 68.451 são mulheres e 50.873 são homens. A maioria dos candidatos têm entre 21 e 30 anos (40.866), enquanto que pessoas com 60 ou mais somam 212 no Estado. Há ainda um contingente de pessoas com menos de 16 anos: 1.451 candidatos no RN.

Regras


Para fazer o exame, é obrigatório apresentar um documento oficial de identificação, original e com foto. A lista dos documentos aceitos no Enem está disponível na internet. Além disso, é preciso ter uma caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente. Se a prova for respondida com qualquer caneta que não atenda a essas especificações, o candidato será eliminado.

Itens como relógio, borracha, corretivo, chave com alarme, artigo de chapelaria, impressões e anotações, lápis, lapiseira, livros, manuais, entre outros, são proibidos. Neste ano, serão eliminados os candidatos com celulares que tocarem qualquer alarme, mesmo com os aparelhos desligados e dentro dos envelopes. A recomendação é remover a bateria antes da prova.

Live para correção de provas

O projeto #TNnoEnem, que promoveu uma série de ações e atividades como simulados, dicas e revisões ao longo dos últimos meses, fará a correção das provas do primeiro dia de Exame a partir das 20h deste domingo (3). Uma equipe especializada de professores irá comentar e resolver as questões ao vivo, durante ‘live’  transmitida na página da TN no Facebook e na página inicial do portal. A iniciativa #TNnoEnem foi desenvolvida a partir da parceria firmada entre a TRIBUNA DO NORTE, o Over Colégio e Curso, e a plataforma de educação Ensino e Inovações Educacionais do SAS.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas