sexta-feira, 19 de abril, 2024
29.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Natalenses enfrentam longas filas em busca de desconto no IPTU

- Publicidade -

Os proprietários de imóveis em Natal que foram à sede da Secretaria Municipal de Tributação (Semut), na manhã desta terça-feira (7), precisaram de paciência. Com o aumento na busca de solução de pendências para que tenham direito ao desconto de 16% no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2020, o fluxo de pessoas no local foi grande e longas filas foram formadas.

População precisou esperar até fora do prédio da Semut
População enfrenta longa fila para regularização de situação e pagamento de IPTU com desconto

#SAIBAMAIS#O titular da Semut, Ludenilson Lopes lembra que o contribuinte que está em dia com o Município e quer evitar as filas para conseguir o desconto, pode emitir o Documento de Arrecadação Municipal (DAM), através do Portal Directa ou do App Directa (disponível para Android e IOS). “É simples demais a emissão. Na nossa página tem um link direto para a emissão do documento. Muita gente, infelizmente não consegue emitir o DAM de casa por conta de algum problema no navegador, mas a maioria conseguiu tirar da própria residência.” afirma o secretário.

O atendimento na sede da Semut acontece de segunda a sexta-feira das 8h às 14h, no entanto o secretário Ludenilson Lopes avisa que nesses dias de intenso movimento, o horário pode ser estendido; “Enquanto tiver gente nós vamos atender. Já fazemos isso costumeiramente e diante dessa circunstância especial vamos manter. Enquanto houver demanda nós atendemos.”
A expectativa da Semut é que cerca de 50 mil contribuintes aproveitem as condições especiais para o pagamento do IPTU 2020, sendo que mais de 20 mil já emitiram a DAM com os 16% de desconto. 
Local teve fluxo de pessoas bem maior do que o esperado
Local teve fluxo de pessoas bem maior do que o esperado
O secretário Ludenilson Lopes ainda orienta o contribuinte que não se enquadre no programa Bom Pagador, ou que não irá realizar o pagamento à vista com desconto, que aguarde a chegada do boleto do IPTU via Correios, justamente para evitar o aumento da demanda na Secretaria sem necessidade. “Só adianta vir nesse período aquela pessoa que queiram efetivamente pagar de uma só vez com o desconto. Para quem não quer pagar antecipado ou não pode, não precisa vir até a secretaria. O carnê chegará normalmente na casa dessas pessoas.”
Os carnês com a cota única (sem desconto) e com as parcelas serão emitidos e enviados pelos correios durante janeiro. A Semut informou que o pagamento em aberto de 2019 também pode ser parcelado, sem prejudicar o pagamento do IPTU 2020. 
 
Para quem opta pelo carnê comum do IPTU em Natal, o pagamento se inicia em 20 de fevereiro para imóveis das zonas Sul e Leste da cidade, e no dia 20 de março para as zonas Oeste e Norte.
Com cerca de 60 pessoas na sua frente Célia Marina definiu como ‘assustador’ movimento na Semut
Quem procurou a Semut para emitir o boleto com desconto nesta terça-feira (7) se assustou com o movimento na secretaria. “Tentei emitir o boleto pela internet e não consegui. Assustador. (o movimento) Estou esperando que demore muito.” Afirma Célia Marina, que está buscando pagar o imposto com desconto pelo segundo ano.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas