Natalenses podem votar até domingo nas áreas que consideram prioritárias à gestão municipal

Publicação: 2019-11-13 09:31:00
A+ A-
A Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla) anunciou nessa terça (12) a prorrogação do prazo para participação online dos cidadãos natalenses, até às 23h do próximo domingo (17), na escolha das áreas que devem ser focos de atenção da gestão da cidade. A população das quatro Regiões Administrativas de ainda pode votar para eleger as áreas temáticas que consideram prioritárias para a sua região por meio do Orçamento Participativo (OP) Natal 2019/2020. O cidadão pode participar clicando neste link.

Créditos: ReproduçãoTela de preenchimento dos dados do OP VirtualTela de preenchimento dos dados do OP Virtual
Tela de preenchimento dos dados do cidadão

Há um formulário disponível, que pede o nome completo, e-mail, telefone e CPF do respondente, além da região onde ele reside. Feito isso, ele chega a segunda etapa, na qual se deve escolher três áreas temáticas entre as dez ofertadas: Educação; Saúde; Segurança Pública, Direitos Humanos, Justiça Social e Cidadania; Gestão, Modernização Administrativa, Participação e Controle Social; Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social; Turismo, Cultura e Arte; Meio Ambiente e Infraestrutura Urbana; Habitação; Mobilidade Urbana; e Esporte e Lazer.

Créditos: ReproduçãoTela de escolha das áreas do OP VirtualTela de escolha das áreas do OP Virtual
Campo onde os votantes escolhem áreas que devem ser priorizadas na gestão pública

Na semana passada, o OP 2019/2020 encerrou a fase de plenárias regionais e presenciais, que “contou com um excelente engajamento dos cidadãos presentes”, segundo afirma o secretário de Planejamento, Alexsandro Ferreira.  De acordo com o secretário, 85 delegados foram eleitos e vão representar as quatro regiões, nos dias 19 e 29 próximos, nos Fóruns de Delegados: “reuniões em que eles realmente vão definir quais ações e quais projetos a suas comunidades precisam, daí ser muito importante que as pessoas que foram eleitas compareçam e votem”.

Como instrumento de gestão democrática, o Orçamento Participativo de Natal permite a população decidir sobre a aplicação de 1,5% da previsão da Receita Tributária para 2020, o que deverá totalizar cerca de R$ 12 milhões. Seguindo o cronograma, após a fase de Fóruns de Delegados, o OP terá sua Conferência Municipal e reuniões de Monitoramento e Avaliação.

Resultado das Plenárias - Número de delegados e áreas temáticas eleitos por região:

Região Leste – Plenária única
12 delegados
Áreas temáticas: educação, habitação e esporte e lazer

Região Sul - Plenária única
16 delegados - 12 titulares e 4 suplentes
Áreas temáticas: meio ambiente/infraestrutura urbana, saúde e educação

Região Oeste – Duas Plenárias
37 delegados
Áreas temáticas: educação, meio ambiente/infraestrutura urbana, habitação e saúde

Região Norte – Duas Plenárias
20 delegados - 18 titulares e 2 suplentes
Áreas temáticas: saúde, meio ambiente/infraestrutura urbana, habitação e educação




Deixe seu comentário!

Comentários