Natalenses podem votar até domingo nas áreas que consideram prioritárias à gestão municipal

Publicação: 2019-11-13 09:31:00 | Comentários: 0
A+ A-
A Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla) anunciou nessa terça (12) a prorrogação do prazo para participação online dos cidadãos natalenses, até às 23h do próximo domingo (17), na escolha das áreas que devem ser focos de atenção da gestão da cidade. A população das quatro Regiões Administrativas de ainda pode votar para eleger as áreas temáticas que consideram prioritárias para a sua região por meio do Orçamento Participativo (OP) Natal 2019/2020. O cidadão pode participar clicando neste link.

Tela de preenchimento dos dados do OP Virtual
Tela de preenchimento dos dados do cidadão

Há um formulário disponível, que pede o nome completo, e-mail, telefone e CPF do respondente, além da região onde ele reside. Feito isso, ele chega a segunda etapa, na qual se deve escolher três áreas temáticas entre as dez ofertadas: Educação; Saúde; Segurança Pública, Direitos Humanos, Justiça Social e Cidadania; Gestão, Modernização Administrativa, Participação e Controle Social; Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social; Turismo, Cultura e Arte; Meio Ambiente e Infraestrutura Urbana; Habitação; Mobilidade Urbana; e Esporte e Lazer.

Tela de escolha das áreas do OP Virtual
Campo onde os votantes escolhem áreas que devem ser priorizadas na gestão pública

Na semana passada, o OP 2019/2020 encerrou a fase de plenárias regionais e presenciais, que “contou com um excelente engajamento dos cidadãos presentes”, segundo afirma o secretário de Planejamento, Alexsandro Ferreira.  De acordo com o secretário, 85 delegados foram eleitos e vão representar as quatro regiões, nos dias 19 e 29 próximos, nos Fóruns de Delegados: “reuniões em que eles realmente vão definir quais ações e quais projetos a suas comunidades precisam, daí ser muito importante que as pessoas que foram eleitas compareçam e votem”.

Como instrumento de gestão democrática, o Orçamento Participativo de Natal permite a população decidir sobre a aplicação de 1,5% da previsão da Receita Tributária para 2020, o que deverá totalizar cerca de R$ 12 milhões. Seguindo o cronograma, após a fase de Fóruns de Delegados, o OP terá sua Conferência Municipal e reuniões de Monitoramento e Avaliação.

Resultado das Plenárias - Número de delegados e áreas temáticas eleitos por região:

Região Leste – Plenária única
12 delegados
Áreas temáticas: educação, habitação e esporte e lazer

Região Sul - Plenária única
16 delegados - 12 titulares e 4 suplentes
Áreas temáticas: meio ambiente/infraestrutura urbana, saúde e educação

Região Oeste – Duas Plenárias
37 delegados
Áreas temáticas: educação, meio ambiente/infraestrutura urbana, habitação e saúde

Região Norte – Duas Plenárias
20 delegados - 18 titulares e 2 suplentes
Áreas temáticas: saúde, meio ambiente/infraestrutura urbana, habitação e educação



continuar lendo


Deixe seu comentário!

Comentários