sexta-feira, 29 de março, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Navegando nas águas do ‘Velho Chico’

- Publicidade -

A nova edição da revista Horizonte Geográfico traz como destaque um assunto que está na boca e no cotidiano de quase todo o Nordeste e tem gerado polêmica: a transposição do rio São Francisco — obra que o governo federal promete tirar da gaveta em 2006. A revista mostra como é a vida de quem espera e de quem teme o projeto, no sertão que sofre com a seca e nas cidades ribeirinhas do Velho Chico. O projeto divide opiniões e o repórter Sergio Adeodato entrevistou os moradores das áreas que serão afetadas para saber qual o impacto da iniciativa em suas vidas.

A Horizonte Geográfico desvenda também as belezas da Costa Rica, o país “de la vida pura”, que não tem forças armadas. O policiamento fica a cargo da Guarda Civil e os recursos economizados são revertidos para a defesa do meio ambiente, fonte de divisas e de riqueza para a população.

Um dos grandes orgulhos nacionais é ter conseguido manter boa parte de sua cobertura vegetal ao criar, em 1970, um sistema de parques nacionais elogiado em todo o mundo. Hoje, o país é um dos que possui os melhores índices de qualidade de vida da América Latina.

Dinossauros brasileiros

O sul do Brasil e a Patagônia Argentina são os locais onde foram encontrados os fósseis de dinossauros mais antigos de que se tem notícia. Esses e outros lugares do mundo, guardiões de pegadas e restos mortais destes animais pré-históricos, são os destaques da edição de fevereiro da revista Horizonte Geográfico. A publicação mostra o que já foi descoberto sobre os gigantescos répteis que há milhões de anos eram os únicos habitantes da Terra.

A revista traz, ainda, um dossiê especial sobre tecnologias sociais, soluções criativas que têm melhorado as condições de vida de comunidades carentes. As iniciativas vêm de todo o Brasil: no Ceará, uma associação de moradores criou um banco popular; no Pará, o manejo comunitário do camarão de água doce garante renda às famílias participantes; a terceira idade aprende informática no Mato Grosso do Sul; em São Paulo, o destaque fica por conta de uma plantação de café sustentável; e no Paraná, foram desenvolvidos tatames destinados a pessoas portadoras de deficiências múltiplas.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas