quinta-feira, 28 de março, 2024
29.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Navio chinês corre risco

- Publicidade -

Camberra (AE) – O navio chinês Snow Dragon, que participou da operação de resgate aos 52 passageiros que estavam presos no navio russo Akademik Shokalskiy na Antártida, também corre risco de ficar preso em meio ao pesado gelo no mar. Após ajudar a transportar os passageiros para o navio quebra-gelo da Austrália Aurora Australis, a tripulação do navio chinês se mostrou preocupada sobre a sua própria habilidade de se mover no gelo. Com isso, os chineses pediram que o Aurora Australis, que estava lentamente quebrando o gelo em direção ao mar aberto, permanecesse por perto caso o Snow Dragon também precise de ajuda. A informação foi dada pela autoridade marítima de resgate da Austrália, que coordena a operação.
Navio russo Akademik Shokalskiy está preso em bloco de gelo desde o dia 24 de dezembro
O Snow Dragon tentará chegar ao mar aberto neste sábado, enquanto o Aurora Australis está esperando a cerca de 11 quilômetros ao norte do navio, informou Lisa Martin, porta-voz da autoridade marítima. A agência disse que a decisão de manter o Aurora por perto foi preventiva e ressaltou que ninguém a bordo do Snow Dragon corre perigo. No entanto, esse é mais um percalço na complexa operação de resgate aos passageiros do navio russo, que estão na Antártida desde a véspera de Natal.

O esperado resgate se tornou possível na quinta-feira após a melhora nas condições climáticas. Neve, ventos, fog e gelo fizeram as equipes de resgate recuarem várias vezes. O helicóptero a bordo do Snow Dragon levou sete horas para transportar os cientistas e turistas do Akademik Shokalskiy para o Aurora Australis em grupos de 12 pessoas. Os 22 tripulantes a bordo do navio russo permaneceram no navio, que não corre perigo e possui mantimentos suficientes para eles se manterem por semanas.

Estados Unidos

Uma tempestade tingiu o nordeste dos EUA na madrugada de ontem com fortes ventos, temperaturas muito baixas e até 60 centímetros de neve. Algumas escolas da Nova Inglaterra e de Nova York fecharam ontem por causa da nevasca. Grandes rodovias tiveram que ser interditadas  e as companhias aéreas dos EUA cancelaram mais de 2.300 voos .

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas