Neópolis celebra a padroeira do Brasil

Publicação: 2018-10-11 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
O feriado nacional que celebra Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil desde os idos de 1717, será marcado por uma série de atividades promovidas pela Igreja Católica em todo o Rio Grande do Norte. Em Natal, estão agendadas missas em todas as igrejas ao longo do dia, mas a programação principal estará concentrada no bairro de Neópolis – endereço da Paróquia dedicada à santa na capital. O comércio funcionará com horário diferenciado nessa sexta-feira (12), e o sistema de transporte urbano que atende Natal circula com redução de 30% da frota de ônibus e tarifa social, que corresponde a metade do valor da passagem quando paga em dinheiro. Já o sistema de trens urbanos irá suspender o serviço durante o feriado, mas retornam no sábado (13). Escolas, universidades, agências bancárias e órgãos públicos municipais, estaduais e federais não irão funcionar durante o feriado.

Padroeira do Brasil desde os idos de 1717, Nossa Senhora da Aparecida será celebrada, principalmente, pela Paróquia de Neópolis
Padroeira do Brasil desde os idos de 1717, Nossa Senhora da Aparecida será celebrada, principalmente, pela Paróquia de Neópolis

As atividades na Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, em Neópolis, estão em curso desde o dia 3 de outubro, com missas diárias às 19h30. Na sexta (12), porém, a programação começa logo cedo: às 6h da manhã acontece a alvorada festiva, e missa solene às 8h presidida pelo arcebispo de Natal Dom Jaime Vieira Rocha; no período da tarde, o vigário geral da Arquidiocese, Padre Paulo Henrique da Silva, celebra missa de encerramento às 16h para em seguida os fieis saírem em procissão pelas principais ruas do bairro.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que a Operação Nossa Senhora Aparecida 2018 no RN inicia ações à 0h desta quinta (11) e segue até o domingo (14). A fiscalização será reforçada no período com o acréscimo de 25% no efetivo de policiais rodoviários, que irão dispor de 44 etilômetros (bafômetros) e quatro radares móveis fotográficos.

A programação infantil alusiva ao Dia da Criança, data que também é celebrada neste feriado, poderá ser conferida em detalhes no caderno Fim de Semana a ser publicado na edição da TRIBUNA DO NORTE desta sexta-feira.

Comércio
O horário de funcionamento do comércio, conforme informações da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-Natal), prevê o fechamento de todo o comércio de rua no Alecrim, Cidade Alta e zona Norte da cidade. Os supermercados da capital potiguar abrem das 7h às 21h, enquanto as lojas dos centros comerciais funcionam em horário diferenciado: no shopping Midway Mall a praça de alimentação e lazer abrem das 11h às 22h; lojas de departamento das 13h às 21h; e demais lojas entre 15h e 21h.

No Natal Shopping, em Candelária, a praça de alimentação e lazer funciona das 11h às 22h; quiosques de alimentação das 13h às 22h; lojas âncora das 13h às 21h; e demais lojas das 15h às 21h. A praça de alimentação do Praia Shopping, em Ponta Negra, funciona a partir das 11h; lojas e quiosques das 15h às 21h – mesmos horários do Shopping Cidade Jardim.

O Via Direta optou por facultar a abertura das lojas e quiosques (das 14h às 20h), mas a praça de alimentação e lazer funciona das 12h às 22h. O Partage Norte Shopping, zona Norte de Natal, as lojas e quiosques abrem das 15h às 21h; enquanto a praça de alimentação e lazer das 11h às 22h. O Shopping 10 no Alecrim fecha durante o feriado dessa sexta-feira (12). Os cinemas funcionam normalmente conforme programação.

Programação

Sexta-feira (12)

Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, em Neópolis

6h - Alvorada festiva

8h - Missa solene presidida pelo arcebispo de Natal Dom Jaime Vieira Rocha

16h – Missa celebrada pelo vigário geral da Arquidiocese, Padre Paulo Henrique da Silva, seguida de procissão




continuar lendo



Deixe seu comentário!

Comentários