sábado, 27 de abril, 2024
25.1 C
Natal
sábado, 27 de abril, 2024

Neusa Guerra e o retrato da Fortaleza dos Reis Magos

- Publicidade -
Gustavo Sobral e André Felipe Pignataro
Sócios do IHGRN
O Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte abriga em seu museu uma tela  que retrata a Fortaleza dos Reis Magos no tempo do domínio holandês. A imagem, inspirada no original de Frans Post, é de autoria de Neusa Guerra, sem data. A própria autora fez a doação em 1942.
Importa destacar que o jornal A Ordem, em circulação em Natal, registrou também a iniciativa de Neusa Guerra de fazer a doação de uma pintura para a Legião Brasileira de Assistência, a LBA. Coincidentemente, no mesmo ano que fez a doação ao Instituto.
O Instituto agradeceu e registrou: “o presidente comunicou à casa que recebera da parte de Madame Barôncio Guerra, que é a eximia artista patrícia, d. Neusa Guerra, gentil oferta de um quadro a óleo, calcado sobre motivo de Barleus, representando o “Forte dos Reis Magos”, ao tempo da invasão holandesa, em 1633. Declarou, então, inaugurado o belo presente e agradeceu, em nome do Instituto, que se honrava sobremaneira”.
Neusa Brito Gluck era filha do capitão de corveta João Frederico Gluck e de Rosa Candida da Silva Brito. Em 1914, casou no Rio de Janeiro com Barôncio Guerra, tornando-se Neusa Guerra. Tiveram quatro filhos: Yaporan Caramuru, Yaponira, Yapery Tupiassu e Yaperina. O casal e os filhos aparecem numa fotografia tirada por Mário de Andrade, na Redinha, junto a Câmara Cascudo, no ano de 1928, quando da visita de Mário de Andrade a Natal.
Tendo desfrutado da boa hospitalidade do casal, Mário não deixou de registrar: “Tirei um corte ventado na sombra dum terraço, melhor que receber carta. A fome nos acordou ali pelas 12 e meia pro almoço. Vatapá, cavala em molho de coco; doces de comer pouco deliciosos, duma insistência açucarada prodigiosamente hospitaleira; melão nordestino, uma dessas coisas que fariam a Europa de Eduardo das Neves se curvar mais uma feita”.
A morte do marido em 1944, a levou ao Rio de Janeiro, onde sua filha, Yaponira, médica, e deve-se constar que foi a primeira norte-riograndense formada em medicina, vivia. Em 1946, um anúncio de Neusa Guerra é publicado no Jornal do Brasil: “Neusa Guerra ensina pintura do natural e arte decorativa, cozinha artística e alta confeitaria, em Grajau, horário a  combinar, ensina em casa particular mediante ajuste prévio”.
Este artigo não traduz necessariamente a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas