quarta-feira, 24 de abril, 2024
32.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Nevaldo quer teclado novo

- Publicidade -
Roda Viva
Por Cassiano Arruda Câmara


Nevaldo quer teclado novo

Depois de completar 91 anos de idade, tendo reduzido sua presença na fábrica Guararapes, a,  apenas, um expediente todos os dias, o empresário Nevaldo Rocha tomou uma decisão: – cuidar da aparência. Começou indo à clinica do oral designer Dickson Fonseca e encomendou um teclado novo.

VETERANOS JORNALISTAS ESTÃO TENDO DIA DE FOCA

Três veteranos jornalistas – Antônio Melo, Osair Vasconcelos e Sávio Rackradt – estão vivendo dia de foca (jornalista iniciante). Os três construíram, cada um por si, respeitáveis conceitos profissionais, sempre atuando no jornal impresso. Agora, os três – de uma só vez – se uniram num novo projeto que estreia amanhã, o programa “Sem Amarras”, na 97FM, que será transmitido a partir das 18 hs.

UFERSA ENTRA EM TEMPO DE ELEIÇÃO

A Universidade Federal do Semiárido, escola pública e gratuita, começa a viver um clima eleitoral.
O ex-reitor Josivan Barbosa, começa a articular a união das diversas forças de oposição em torno do seu nome.
No outro lado, o atual reitor Arimatéria Matos, trabalha a candidatura do seu Vice, professor José Domingo Fontenele.

Uma história de luta

A história da “UFERSA” começa com a “ESAM” (Escola Superior de Agricultura de Mossoró) criada pelo  prefeito Dix-huit Rosado,  em 1967, e inaugurada a 22 de dezembro do mesmo ano. Teve, na sua fase de implantação, como entidade mantenedora, o Instituto Nacional de Desenvolvimento Agrário (INDA).

O curso de agronomia foi autorizado a funcionar pelo Conselho Estadual de Educação, com o primeiro vestibular sendo realizado em 1968. O reconhecimento viria em 28 de janeiro de 1972. O curso de medicina veterinária foi aprovado pelo MEC em 26 de dezembro de 1994 com ingresso da primeira turma em agosto de 1995.

Petardos do RN na guerra de Brasília

Além de ter assumido publicamente em canal aberto de  rede social uma posição análoga aos seus colegas de Curitiba, ampliando o campo de desavenças de integrantes do Ministério Público Federal com alguns integrantes do Supremo Tribunal Federal, o procurador ainda colocou duas diretas desafiadoras: 1 – “Não precisam haquear meu telegram”; 2 – “#Apoio Deltan”

Deputado diz que o RN é “piotário”

O deputado José Dias, PSD, fez um vigoroso discurso de crítica ao Governo Fátima Bezerra, terça-feira, para lamentar a perda do Parque Tecnológico que foi anunciado para ser instalado no município de Extremoz, no Grande Natal, e do qual ninguém mais ouviu falar.

Para reforçar seu raciocínio, José Dias recorreu a uma palavra que não se encontra – ainda – em nenhum dicionário: -Piotário.

Trata-se de um neologismo criado por esta Roda Viva para resumir a volúpia do nosso Rio Grande do Norte em ser pioneiro. E o desleixo em transformar sua iniciativa efetiva com a consolidação do pioneirismo.

Daí a junção de Pioneiro + Otário.

Com a citação num discurso de grande expediente, é bem capaz que a palavra chegue aos dicionários. Se for, Roda Viva não pretende reivindicar a autoria…

Cão de guia são poucos, mas ganham dia no RN

Num país com menos mil cães-guia (em todo o Brasil) existe  milhão e 400 mil deficientes visuais. Pois o RN criou o Dia Estadual do Cão Dia, comemorado a 26 de abril, dois dias depois do Dia Internacional do cão-guia

No dia 24 de abril é comemorado o Dia Internacional do Cão-Guia. “A homenagem é mais do que justa para esses cães que se dedicam à nobre missão de conduzir deficientes visuais. É graças a eles que pessoas cegas ou com baixa visão têm mais qualidade de vida, segurança e autonomia em suas vidas.”

O que muitas pessoas não sabem é que fora do Brasil há cães-guia para auxiliar em outras necessidades, não apenas pessoas cegas. Mas por aqui, ainda não há treinamento para cães auxiliarem pessoas diabéticas ou tetraplégicas. Apenas vemos cães-guia com cegos. E o número de cães ainda é baixo, devido ao custo de manutenção do animal e todo treinamento.

Apesar de terem sua importante atividade regulamentada por lei, os cães-guias ainda são escassos no Brasil e insuficientes para atender a grande demanda. Segundo dados do IBGE (Censo 2010), existem mais de 6,5 milhões de pessoas com alguma deficiência visual no país. Não existem estatísticas oficiais de cães-guias, mas estima-se que sejam menos de 200. E basta observar o entorno para verificar que são muito poucos em ação. No RN, diante desses números, é difícil que se estime em 50 o número de cães de guia. E eles tem um dia no calendário oficial do Estado.

Muito prazer, Elis Treidler
Depois de sete meses na presidência da Companhia Docas do RN, o almirante Elis Treidler Öberg, finalmente conheceu 10 dos 11 integrantes da bancada federal do Estado, a quem procurou em Brasília. Nos despachos nos gabinetes, o Almirante pode exibir seu vetusto suspensório. O último agente público de primeiro escalão do RN foi o saudoso Ticiano Duarte. Só não foi visitado o deputado General Girão, que importou, do Ceará, o Presidente da CODERN.

Depois do rádio Ela volta à TV
Margot Ferreira, depois, do rádio estreia, amanhã, na TV do grupo, ancorando, o Jornal da Tropical, 1ª Edição.

DIA DO FUNDADOR
 
Esta Tribuna do Norte comemora, hoje, o dia do seu fundador, o governador Aluízio Alves, que nasceu na cidade de Angicos, num 11 de Agosto, como hoje,em 1921, há 98 anos, portanto.

Ex-governador está sendo chamado pelos tucanos
Depois de muito tempo, o ex-governador Geraldo Melo retorna a Brasília. Ele está sendo chamado por tucanos de alta plumagem para conversar. E saber como as coisas estão andando. O pessoal continua animado…

Expulsão de invasores da comuna Maria Letícia, em São Gonçalo é fake news

A expulsão de invasores de uma gleba de terra, na periferia de São Gonçalo do Amarante, no Grande Natal pelo Governo Fátima Bezerra, é “fake news”. – Quem mobilizou a Policia foi o Ministério Público, quem mobilizou a Polícia para desocupação da  área foi o Ministério Público

BANDEIRA SE RENOVA COM PLÁSTICA E BOTOX

No Dia do Rio Grande do Norte, o Governo do Estado e  mais importantes entidades culturais do Estado – Academia Norteriograndense de Letras, Instituto Histórico e Geográfico – no dia que marcou os 518 anos da fixação do marco de posse do Brasil, em Touros, foi apresentada a plástica (com preenchimento de botox)  na Bandeira do RN que tem como principais elementos plásticos riquezas que ficaram na saudade: os quatro capulhos de algodão, a carnaubeira e  cana de açúcar. Se os mesmos critérios ainda vigassem não poderia faltar melão, sal, serviços (talvez   por  atender turistas representados pela jangada que atende), minérios e cerâmica.,

Sugestão de um piedoso sacerdote

Do piedoso sacerdote e ativo tele-pastor Fábio de Melo, ao saber que alguns prisioneiros teriam direito a passar o Dia dos Pais em casa: “Não entendo de leis, mas a saidinha deveria ser permitida somente no Dia de Finados. Para que visitassem os túmulos dos que eles mataram”.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas