sexta-feira, 19 de abril, 2024
29.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Nevasca afeta transporte na Europa

- Publicidade -

Londres (AE) – A neve e as temperaturas geladas prejudicaram ontem os sistemas de transporte rodoviário, ferroviário e aéreo no norte da Europa pelo terceiro dia consecutivo. Milhares de passageiros não puderam viajar, as empresas varejistas do setor estavam vendendo menos e os aeroportos e companhias aéreas ficavam com a maior parte dos prejuízos pelos problemas. Reino Unido, França, Alemanha e Holanda eram os países mais afetados pelas temperaturas frias e pela neve. O problema deve continuar até o Natal.

Nevascas e frio intenso provocam cancelamento de voos nos principais aeroportos da AlemanhaMais de 48 horas depois da última nevasca na Grã-Bretanha, passageiros furiosos com cartões de embarque em punho não conseguiam nem ao menos entrar no aeroporto de Heathrow, em Londres. Dentro, pilhas de lixo cresciam e pessoas dormiam no chão dos terminais. O aeroporto passou boa parte do fim de semana fechado por causa da neve.

A British Airways cancelou centenas de voos no fim de semana. A companhia recomendou aos passageiros que não têm urgência de viajar que cancelem suas passagens, peçam reembolso ou remarquem os bilhetes. Todas as companhias estavam aconselhando os passageiros a checar se seus voos ainda estavam marcados antes de ir até o aeroporto.

Na capital francesa, a operadora aeroportuária Aeroports de Paris informou que o tráfego aéreo está melhorando nos aeroportos parisienses Charles de Gaulle e Orly. Segundo a entidade, porém, os atrasos e cancelamentos persistiriam ao longo do dia por causa da neve que caiu mais cedo. Os atrasos em aeroportos de outras partes da Europa também estavam afetando o tráfego no Charles de Gaulle, informou a companhia.

Depois de ter sido suspensa, a chegada de aviões foi retomada ao meio-dia no Charles de Gaulle e às 12h30 em Orly (hora da França, 9h e 9h30 de Brasília, respectivamente). As partidas também foram retomadas nos dois aeroportos, informou a Aeroports de Paris. Todas as pistas de Orly voltaram a funcionar, de acordo com a operadora. O operador de transporte público de Paris, RATP, informou que entre 40 e 50 linhas de ônibus estavam suspensas.

Na Alemanha, os aeroportos de Frankfurt e o Berlin Tegel sofriam com grandes atrasos. A operadora do aeroporto de Frankfurt, Fraport, informou que 300 voos deveriam ser cancelados, dos 1.300 marcados para ontem. Cerca de 900 foram cancelados no sábado e no domingo.

Meteorologia prevê tempo ruim no Reino Unido

A Agência Meteorológica do Reino Unido emitiu advertências de tempo ruim para boa parte do país, elevando-se os riscos de acidentes em estradas afetadas pela neve. A Eurostar, que opera os trens de passageiros entre Londres e as cidades europeias, inclusive o Eurotúnel, sob o Canal da Mancha, que vai até Paris, informou que havia atrasos e restrições de velocidade e vários trens e equipes estavam fora de sua posição adequada. A agência informou que operará em esquema especial, com alguns cancelamentos por vários dias. A Eurostar informou que não venderá mais passagens de trens até o Natal. Na Inglaterra, a Premiere Ligue suspendeu os jogos da rodada do sábado e domingo por causa das tempestades de neve.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas