sexta-feira, 29 de março, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Neymar treina entre os titulares

- Publicidade -

Neymar será titular da seleção brasileira no amistoso de domingo contra a Áustria. A definição ocorreu no treino realizado nesta quinta-feira no CT do Tottenham, em Londres, na Inglaterra. O camisa 10 entrará na vaga de Fernandinho. Será a única alteração em relação ao time que venceu a Croácia por 2 a 0 em Liverpool, no último amistoso. A tendência é que essa também seja a equipe que o técnico Tite escalará na estreia da Copa do Mundo, dia 17, contra a Suíça.

Neymar trabalhou forte e mesmo passando um grande período sem trabalhar fisicamente, demonstrou um bom fôlego nos treinos

Neymar trabalhou forte e mesmo passando um grande período sem
trabalhar fisicamente, demonstrou um bom fôlego nos treinos

O centroavante Gabriel Jesus foi mantido no ataque, com Firmino no banco. Willian e Philippe Coutinho também seguem entre os titulares. Com isso, Tite volta a apostar na formação mais ofensiva e que deu bons resultados quando foi utilizada.

A escalação da seleção brasileira para o amistoso terá Alisson; Danilo, Thiago Silva, Miranda e Marcelo; Casemiro, Paulinho, Willian, Philippe Coutinho e Neymar; Gabriel Jesus. O amistoso acontecerá em Viena, às 11h (de Brasília).

A seleção brasileira está no Grupo E da Copa do Mundo. Depois de enfrentar a Suíça na estreia na cidade de Rostov, a equipe de Tite jogará contra a Costa Rica dia 22, em São Petersburgo, e fechará a participação na primeira fase dia 27, contra a Sérvia, em Moscou.

Fifa
A CBF quer que a Fifa restabeleça o envio de quase US$ 100 milhões diretamente para a entidade brasileira, diante do final do comando de Marco Polo Del Nero. O dinheiro havia sido prometido ainda pelo ex-presidente da Fifa, o suíço Joseph Blatter, como parte de um fundo para deixar um legado ao futebol nacional, depois da Copa do Mundo de 2014.

Mas, em 2015, quando o dinheiro começaria a ser enviado, as investigações nos Estados Unidos revelaram o envolvimento de Marco Polo Del Nero em um esquema de corrupção. O brasileiro passou a ser indiciado. Mas não deixou o cargo de presidente da CBF.

Advogados que trabalharam com a Fifa e consultados pelo jornal O Estado de S.Paulo revelaram que foi a sua presença no comando da entidade brasileira que passou a impedir que o dinheiro fosse enviado. A Fifa não poderia dar sinais aos tribunais norte-americanos de que continuava mantendo um fluxo financeiro a uma pessoa procurada. A partir de 2015, todos os pagamentos da Fifa ao Brasil foram suspensas, inclusive em relação a prêmios.

O impasse levou a CBF a buscar alternativas. Em 2017, depois de uma longa negociação, advogados da entidade brasileira convenceram a Fifa a criar uma empresa conjunta que, então, administraria os recursos. Zurique exigiu um controle importante sobre o dinheiro e uma série de vistorias e auditorias.

Para a CBF, a criação de uma nova empresa conjunta significaria o pagamento de mais impostos e maior controle. Mas acabou aceitando. O entendimento abriu caminho para a retomada do financiamento, que seria destinado a criar centros de treinamento em Estados que não receberam a Copa do Mundo de 2014.

Mas, apenas dois meses depois, o julgamento na Corte de Nova York contra José Maria Marin, ex-presidente da CBF, iria expor detalhes da situação e pagamentos a Marco Polo Del Nero. Sem escolha, a Fifa optou por afastar o dirigente brasileiro do futebol e, alguns meses depois, o baniu do esporte. Del Nero já havia preparado sua sucessão na CBF, inclusive em uma eleição com candidato único.

Mas, para a entidade brasileira, seu afastamento também significou que estava retirado também o obstáculo para que a Fifa enviasse diretamente ao Brasil os US$ 100 milhões. Em abril o tema foi debatido com o suíço Gianni Infantino, presidente da Fifa, que deu o seu sinal verde para que o assunto fosse encaminhado. Oficialmente, a Fifa não se pronuncia. Mas fontes em seu Conselho confirmam à reportagem que existe uma pré-disposição da entidade para aceitar a proposta brasileira, com a condição que haja uma auditoria nos recursos.

Segundo uma nota oficial da CBF, “há alguns meses os fluxos financeiros entre a FIFA e a CBF foram regularizados de forma integral”. “No que se refere ao Fundo do Legado, ainda em 2017 houve um acordo entre as entidades para a liberação dos recursos que neste momento depende de ajustes finais sobre aspectos operacionais que visam eficiência e economia”, completou.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas