sexta-feira, 29 de março, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Nicolas Sarcozy sob suspeita

- Publicidade -

Nicolas Sarkozy, ex-presidente da França, foi detido nesta terça-feira (20) sob suspeita de financiamento ilegal de sua campanha eleitoral de 2007. A principal acusação é de que parte do dinheiro teria vindo do governo de Muamar Kadafi, ex-ditador da Líbia. A investigação começou em 2013 e envolve 5 milhões de euros em espécie que teriam sido entregues aos organizadores da campanha.

Sarkozy negou, enquanto presidente da França, acusações

Sarkozy negou, enquanto presidente da França, acusações

Sarkozy está sendo mantido num local de controle da Polícia Judiciária para ser ouvido e pode ser detido durante 48 horas. De acordo com a imprensa francesa, ele está sendo questionado sobre as suspeitas. Depois desse prazo, ele pode ser levado diante de juízes para ser eventualmente acusado.

Esta é a primeira vez que os investigadores interrogam Sarkozy. Em 2007, ele venceu a eleição, superando a socialista Ségolène Royal. Há suspeita  que o dinheiro serviu para o enriquecimento ilícito do ex-presidente e de aliados. Há dois anos, o suposto intermediário Ziad Takieddine declarou que foi ele quem levou o dinheiro de Trípoli até Paris, entregando-o a Claude Guéant, então ministro do Interior do governo Sarkozy. Segundo ele, o dinheiro chegou até Sarkozy. O ex-presidente sempre negou qualquer envolvimento no caso.

O intermediário foi indiciado por cumplicidade em um esquema de corrupção e por ter desviado recursos públicos. Mas, segundo o jornal Le Monde, a informação reforça o que o ex-diretor de inteligência do governo líbio, Abdallah Senoussi, disse sobre a participação de Kadafi na eleição de Sarkozy Os pagamentos também aparecem em um caderno mantido por um ex-ministro do Petróleo da Líbia, Choukri Ghanem. Ele, porém, morreu em 2012 em circunstâncias até hoje não esclarecidas. Segundo o jornal francês, a decisão de levar Sarkozy a ser interrogado foi tomada depois que vários ex-membros do governo de Kadafi, presos, apontaram para a mesma direção no que se refere ao financiamento ilegal de campanha.

A Justiça francesa ainda obteve no início do ano documentos que haviam sido confiscados na Suíça, na residência de Alexandre Djouhri, outro intermediário líbio e detido no Reino Unido. Um informe chegou a ser passado pelo Escritório Central de Luta contra a Corrupção para a Justiça, detalhando como dinheiro ilegal circulava e financiava a campanha eleitoral de Sarkozy. Há ainda a suspeita de que Claude Guéant, ex-ministro de Sarkozy teria comprado um apartamento de luxo na capital francesa.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas