quinta-feira, 28 de março, 2024
25.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Nicolélis posta foto de exoesqueleto na internet

- Publicidade -

Exoesqueleto robóticoPara uns, uma missão impossível de ser concluída em tão pouco tempo; para outros motivos de chacota. Ultrapassando todos os obstáculos, o neurocientista Miguel Nicolelis, fundador do Instituto Internacional de Neurociência de Natal, postou ontem no perfil que mantém no Facebook, uma imagem do protótipo do exoesqueleto no qual vem trabalhando há algum tempo para fazer um paraplégico dar o pontapé inicial da Copa do Mundo que será jogada no Brasil em 2014.

“Revelada a primeira imagem do exoesqueleto robótico que se encontra em processo de construção pela equipe internacional do projeto Andar de Novo (Walk Again Project). A imagem mostra os cinco módulos do exoesqueleto e o seu backpack the controle [mochila de controle]. Ao longo da semana, outras imagens, contendo mais detalhes de cada módulo, serão publicadas aqui”, escreveu Nicolélis.

“Hoje também, mais um trabalho do Centro de Neuroengenharia da Duke University foi aceito para publicação numa das grandes revistas de ciência americana. Trabalho revela uma propriedade até então desconhecida do córtex somestésico de primatas. Mais detalhes nos próximos dias’, complementou o cientista.

O exoesqueleto é um aparelho que pode ser conectado diretamente ao cérebro do paciente, que então controlaria o equipamento como se fosse parte de seu próprio corpo. A técnica faz parte de uma linha de pesquisa conhecida como interface cérebro-máquina. Em entrevista à revista Veja, em maio, o cientista disse que os  primeiros testes serão feitos com pacientes da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) da unidade Lar Escola São Francisco, de São Paulo. Os escolhidos serão jovens com lesão medular incompleta, que ainda permite algum grau de locomoção, com altura de até 1,70 metro e com até 70 quilos.

Torcedor apaixonado do Palmeiras, pesquisador polêmico que rompeu com seus colegas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, o projeto de Nicolélis foi alvo de piadas no twitter. Seus críticos diziam que o exoequeleto estava sendo desenvolvido para que jogadores do Palestra Itália pudessem correr em campo. O Palmeiras, como se sabe, fez campanha tão medíocre no ano passado que terminou rebaixado para a Série B, do futebol brasileiro.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas