sexta-feira, 26 de abril, 2024
25.1 C
Natal
sexta-feira, 26 de abril, 2024

Nigerianos buscam parceria com Rio Grande do Norte

- Publicidade -

Uma comissão formada por representantes da Nigéria estiveram no município de São Gonçalo do Amarante no início da tarde desta terça-feira (03). Os cinco membros da delegação africana visitaram as obras do aeroporto acompanhados do prefeito Jaime Calado. No canteiro de obras eles assistiram a uma palestra sobre os detalhes do projeto.

O engenheiro civil responsável pela obra, Ibernon Martins, explicou as vantagens técnicas do novo terminal aeroportuário como a localização privilegiada, a distância entre o aeroporto e o porto de Natal, que pode favorecer uma interação modal marítima e aérea, a distância da base de gás natural, além da oferta de combustível de aviação, a viabilidade de energia eólica e a proximidade com a Zona de Processamento de Exportação – ZPE.

O secretário do governo estadual do Delta, Ifeanyi Okowa, informou que o objetivo da viagem é conhecer o modelo do terminal de cargas e passageiros de São Gonçalo do Amarante. Ifeanyi acrescentou que o Delta está construindo um aeroporto semelhante ao do Rio Grande do Norte e no futuro pretende manter um entendimento econômico entre os dois Estados.

O representante do governo nigeriano ficou impressionado com a capacidade do aeroporto de São Gonçalo e demonstrou interesse em fechar uma parceria com o Governo do Estado. Ele falou que o Rio Grande do Norte e o Delta estão no mesmo alinhamento geográfico e por isso favorecerá a diminuição do tempo de vôo. “Com a criação de uma rota aérea Delta-Natal / Natal-Delta vamos demorar 5h para chegar aqui, ao contrário das 17 horas que gastamos hoje. Essa é uma parceria natural já que também somos o maior produtor de petróleo em terra da Nigéria”, finalizou.

O prefeito Jaime Calado recebeu com satisfação a comissão da Nigéria, vislumbrando uma possível interação. “É extremamente gratificante ver que o nosso aeroporto está servindo de modelo para outros países e o melhor de tudo é poder despertar esse interesse na parceria econômica”, declarou.

A visita foi encerrada com uma vistoria na obra das pistas de pouso e decolagem. De acordo com Ibernon Marques o cronograma de execução está sendo cumprido. Os trabalhos de terraplanagem estão com 90% concluídos e a drenagem já foi iniciada. Para a conclusão das pistas falta a última camada de pavimentação.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas