sexta-feira, 19 de abril, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

No Dia Nacional do Livro Infantil, RN ganha Rede Potiguar de Bibliotecas

- Publicidade -

“Quem mal lê, mal ouve, mal fala, mal vê”, disse Monteiro Lobato ao ressaltar a importância da leitura para a formação de cada um. Não à toa, é em 18 de abril, data de nascimento do escritor, que se comemora o Dia Nacional do Livro Infantil. Este ano, o Rio Grande do Norte comemora o momento com grande passo. Nesta quarta-feira, será lançada a Rede Potiguar de Bibliotecas, iniciativa do Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE) em parceria com o Instituto C&A, durante a Semana Municipal do Livro e da Leitura de Parnamirim, a partir das 8h, no Parque Aluísio Alves.
Livraria
A rede tem como meta inicial cadastrar todas as bibliotecas do Estado e interligá-las com ações que buscam fortalecer e incentivar a leitura de maneira prática. Um dos destaques de boas práticas é a cidade de Parnamirim, onde acontece o evento, que tem 100% das escolas de ensino fundamental com bibliotecas ou salas de leitura e, Natal, com 93%. Os dois municípios contaram com a consultoria do IDE|IC&A para a organização desses espaços, de modo que sejam adequados não só ao funcionamento escolar, mas à formação de leitores.

Com a criação da Rede Potiguar de Bibliotecas, o Estado passa a ter novo e forte amparo de fomento à leitura, a partir do momento em que pode desenvolver de forma unificada atividades como concursos, eventos literários, cursos, gestão de acervos, além de dispor de banco de dados que auxilia em todos os processos. De acordo com Evania Oliveira, diretora-executiva do IDE, existe a necessidade de adquirir um sistema de automação para modernizar a rede, mas para que o investimento tecnológico seja realidade é preciso viabilizar parcerias com empresas privadas e com o Poder Público.

Cadastramento na Rede Potiguar de Bibliotecas e a Semana do Livro e da Leitura

Nesta quarta-feira (18), durante a programação da Semana do Livro e da Leitura de Parnamirim, que acontece de 16 a 20 de abril com vasta programação literária em diferentes locais da cidade, o IDE fará o intensivo de cadastramento das bibliotecas, que é feito por meio do site www.bibliotecasdorn.com.br. O objetivo é chegar a todas as bibliotecas do Rio Grande do Norte – escolares, comunitária, universitárias, itinerantes etc.

“A criação desse coletivo, assim como acontece com iniciativas semelhantes, a exemplo da Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias do Brasil, vai proporcionar, a partir da sua unificação, o fortalecimentos da leitura em âmbito estadual. Com a automação, a população poderá se cadastrar, verificar os acervos e assim saber a quais locais se dirigir, além de poderem participar das diversas ações culturais que serão desenvolvidas”, finaliza Evania Oliveira.

Enquanto o IDE realiza o cadastro das bibliotecas no Teatro Municipal, a programação da Semana do Livro e da Leitura no local conta com tendas de escritores, saraus, bate-papos, oficinas, entre outras opções literárias. Nesta quarta-feira, no Parque Aluísio Alves, haverá tendas para os escritores Salizete Freire, Geraldo Ribeiro Tavares, Francisco Martins, José Veríssimo, Dorinha Timóteo, Weid Sousa, Ana Cláudia Trigueiro e Antônio Francisco. O local estará repleto de livros e a organização espera receber cerca de 600 alunos.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas