sábado, 20 de abril, 2024
25.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

No fim do mês, Dilma irá a Portugal e pode estender viagem à Grécia

- Publicidade -

Renata Giraldi – Repórter da Agência Brasil

Brasília – Em dez dias, a presidenta Dilma Rousseff faz sua segunda viagem internacional. Nos próximos dias 29 e 30, ela irá a Portugal. Há ainda a possibilidade de a presidenta estender a viagem à Grécia. Em Portugal, Dilma acompanha o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que será homenageado com o título de doutor honoris causa pela Universidade de Coimbra – uma das mais antigas do mundo, criada no século 13. 

As informações são confirmadas por assessores da Presidência da República. Em Lisboa, Dilma deverá se reunir também com o presidente de Portugal, Aníbal Cavaco Silva, e o primeiro-ministro, José Sócrates. Portugal atualmente vive um momento político distinto. Cavaco e Sócrates são de correntes políticas opostas.

Em Coimbra, Dilma acompanhará Lula, que receberá o grau de doutor honoris causa no próximo dia 30. “[O presidente] Lula da Silva é uma figura de dimensão internacional que fez imenso esforço pela projeção do Brasil, da língua e da cultura portuguesa”, disse a vice-reitora da univerisdade,  Helena Freitas, segundo a agência pública de notícias de Portugal, a Lusa.

O grau de doutor honoris causa será concedido pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (FDUC). Com cerca de 22 mil alunos, a universidade tem oito faculdades –  letras, direito, medicina, ciência e tecnologia, farmácia, economia, psicologia e ciências da educação, ciências do desporto e educação física. A mais tradicional é de direito.

A visita à Grécia ainda não está definida, segundo assessores, mas é uma das possibilidades. Se for ao país, em Atenas Dilma deve se encontrar com o presidente grego, Károlos Papúlias, e o primeiro-ministro, Georgius Papandreu.

Por enquanto, a presidenta fez apenas uma viagem ao exterior, no fim de janeiro, quando esteve na Argentina. Em abril, Dilma passará quatro dias na China.

*Fonte: Agência Brasil

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas