quinta-feira, 25 de abril, 2024
25.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

No final da empreitada

- Publicidade -

Estamos chegando ao final da campanha eleitoral, últimos comícios, ultimas carreatas, últimos discursos, penúltimas promessas, ultimas pesquisas, últimos debates. Hoje, por exemplo, é o último dia de propaganda eleitoral no rádio e na tevê. É para se comemorar, pois as novelas de verdade não serão mais afetadas no seu ritmo de emoções. Amanhã será o último dia para a divulgação de pesquisas eleitorais. A última do Ibope, feita em Natal e anunciada no dia 12, dava uma vantagem bastante folgada para Carlos Eduardo, liquidando a fatura já no primeiro turno.   Aparece com 53% das intenções de voto, mais do que o dobro da soma dos outros cinco candidatos: 25%.  No segundo está o candidato do Solidariedade, Kelps Lima, com 8%.

O número de votos brancos e nulos registrados pelo Ibope na pesquisa do dia 12 chegava a 17%; indecisos (não sabe/não respondeu), 5%.  De lá para cá, decorridos duas semanas, o panorama natalense terá tido algumas mudanças? O pessoal que entende dessas ciências de eleição e de pesquisa eleitoral assegura que a situação de Carlos Eduardo é bastante confortável, com chances, inclusive, de ter ultrapassado a marca da última pesquisa, pois a avaliação positiva de sua administração beira os 70% de aprovação. Bom, vamos aguarda o Ibope de amanhã, seguindo nos preparativos para a eleição de domingo, quando no começo da noite o TRE já anuncia os números das primeiras urnas abertas.

Aí dividiremos o tempo no rastro das eleições pelo interior do Estado, apura aqui e apura acolá, e, também, claro, pelo resto do país, principalmente. Sei que muita gente está de olho na eleição de S. Paulo, apontando um segundo turno sem o PT de Fernando Haddad, candidato à reeleição. Está em quarto lugar nas pesquisas. Será a maior derrota de Lula. Aliás, o seu partido só lidera as pesquisas numa capital: Rio Branco, o Acre ali parede/meia com a Bolívia, de um lado, e com o Peru, do outro. Cidade de uns 300 mil habitantes, pouco maior do que Mossoró.

No Rio de Janeiro, assim como em Mossoró, o PT não tem candidato próprio. Apoia a deputada Jandira Feghali, do PCdoB, que está em quarto lugar.  No Nordeste, a melhor colocação do PT é em Recife. Seu candidato, João Paulo, que já foi prefeito da cidade, está em segundo lugar na última pesquisa do Ibope (dia 26), com 29% das intenções de voto. O líder é o atual prefeito, Geraldo Júlio, do PSB, com 39%. Pintando, pois um segundo turno.

Vendo este quadro eleitoral e a posição de lanterna do partido de Lula nas pesquisas eleitorais, o colunista e editorialista da Folha de S.Paulo, Hélio Schwartsman, disse que o PT é um partido acuado nestas eleições municipais.

Eleição estranha
“Eleições muito estranhas” é o título do artigo de Hélio Schwartsman, publicado na Folha, ontem. Transcrevo alguns trechos, começando pelo começo:

– As eleições municipais do próximo domingo são, por várias razões, atípicas. No plano mais estrutural, o pleito ocorre sob o signo da penúria. Por decisão do STF, candidatos e partidos não podem receber mais doações de empresas. Estão virando como podem para custear suas campanhas.

– As investigações da Lava Jato criaram um clima que coloca todos os políticos automaticamente sob suspeitas. Isso faz com que postulantes se exibem como “outsiders” levem uma vantagem. Não é coincidência que o primeiro colocado nas pesquisas em São Paulo, João Dória (PSDB), insista em vender-se como empresário e não como político, mesmo que essa descrição não se coadune muito bem com a realidade.

– Outra anomalia no pleito deste ano é que o mais tradicional partido de esquerda do país, o PT, está acuado. Além de constar como um dos principais envolvidos nos esquemas de corrupção revelados pelo Lava Jato, o PT ainda tem de enfrentar o desgaste de ser a legenda da ex-presidente Dilma Rousseff, cujo governo colocou o Brasil na maior recessão de sua história.

– Por tudo isso, essas serão eleições muito, muito estranhas.

Pagamento
O Governo do Estado não tem previsão de quando começa o pagamento de setembro do funcionalismo.  Quem disse tal coisa não foi madame Ernestina, cartomante da rua Borborema. Não! Foi o próprio secretário de Finanças, Gustavo Nogueira, cuja secretaria também é de Pla-ne-ja-men-to.

As declarações do secretário foram o mote da manchete de ontem (caderno Natal) de Tribuna do Norte: “Pagamento do Estado está indefinido”.

O mês de setembro termina amanhã, 30, sexta-feira. Vai ser um final de semana e tanto para os servidores do Estado. Indefinido, sem grana e sem esperança.

Festa do Boi A Anorc (Associação dos Criadores do Rio Grande do Norte) promove um café hoje pela manhã no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, para anunciar à imprensa a programação da Festa do Boi de 2016, que começa no 8.

Festa da Integração A Sociedade Educadora São Francisco, da cidade de São Paulo do Potengi, mantenedora de um dos colégios mais importantes daquela região, prepara-se para comemorar os 49 anos de sua fundação. Começa no dia 4 de outubro, terça-feira da semana que vem, e vai até o dia 5.

Destaque para o Sarau Literário programado para o dia 6, quando haverá uma homenagem ao centenário de nascimento do Monsenhor Expedito Medeiros.

Livros Deu na coluna de Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo:

– O jornalista Paulo Werneck e a editora Fernanda Diamant estão se associando para lançar uma revista mensal dedicada exclusivamente aos livros. A ideia é publicar lançamentos, resenhas e também ensaios de política, economia e cultura. “Queremos tratar bem o viciado em leitura, que não vai se curar nunca”, diz Werneck, que até este ano era o curador da Flip (Festa Literária Internacional de Paraty).

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas