terça-feira, 23 de abril, 2024
29.1 C
Natal
terça-feira, 23 de abril, 2024

No Rio, Witzel promete cortar 30% das despesas

- Publicidade -
O governador recém-empossado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, publicou nesta terça-feria (1º), no Diário Oficial do Estado, decreto que determina o corte de pelo menos 30% nas despesas operacionais de secretarias, fundações e outros órgãos da administração estadual. O decreto cria o Programa de Reavaliação de Despesas Operacionais.

Wilson Witzel tomou posse no governo do RJ em cerimônia no Palácio Tiradentes, sede da Alerj, na manhã desta terça-feira


Wilson Witzel tomou posse no governo do RJ em cerimônia no Palácio Tiradentes, sede da Alerj, na manhã desta terça-feira

#SAIBAMAIS#A redução, no entanto, não afetará as secretarias de Educação, de Saúde, de Administração Penitenciária, de Polícia Civil, de Polícia Militar e de Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, além de instituições que exercem funções essenciais à Justiça.

Segundo o decreto, a decisão de realizar os cortes foi tomada para “imprimir eficiência e moralidade ao planejamento governamental em 2019” e adotar “procedimentos atinentes ao contingenciamento de despesas diretamente relacionadas com a otimização dos gastos públicos”.

São consideradas despesas operacionais o somatório das despesas de pessoal caracterizadas como discricionárias e do valor correspondente às prestações ainda não cumpridas de cada contrato que esteja em vigor, bem como das contratações em curso.

Na área da segurança pública, Witzel disse ter conversado com o presidente Jair Bolsonaro para que o governo apoie um projeto que enquadre traficantes como terroristas e, assim, eles possam ser abatidos se estiverem portando fuzis. “Vamos retirar o poder do tráfico de drogas e eu espero que o Congresso Nacional aprove uma lei antiterrorismo que enquadre os traficantes como terroristas, para que eles possam ser abatidos de fuzil e, de vez, possamos encerrar essa polêmica. Já falei (com o presidente Bolsonaro) e estamos trabalhando nesse assunto Ele deve encaminhar (a proposta) para o Congresso Nacional e a gente vai apoiar”, disse.

Witzel falou à imprensa após acompanhar a posse presidencial no Congresso Nacional. Ele disse ainda que outra prioridade do seu governo será o combate à lavagem de dinheiro. “Nós vamos focar no trabalho investigativo da lavagem de dinheiro e também na questão dos homicídios”, complementou.

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, se reúne nesta quarta-feira (2) com seu secretariado para discutir as primeiras ações à frente do Estado. Segundo Witzel, no dia 12, sábado, haverá novo encontro “mais aprofundado”, que resultará na divulgação do plano de governo.

Posse
Wilson Witzel tomou posse em cerimônia no Palácio Tiradentes, sede da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), na manhã desta terça-feira. Em seu discurso, Witzel invocou a bênção de Deus e relembrou algumas promessas de campanha, como o combate à violência urbana e à corrupção.

“A questão orçamentária é a mais urgente para nós. Estive reunido com o secretário da Fazenda e fiquei muito feliz de saber que é possível enfrentar, sim, esse déficit de R$ 8 bilhões”, ressaltou o novo governador a jornalistas, ao fim da cerimônia.

Segundo ele, a prioridade é combater a sonegação e melhorar o desempenho da arrecadação. Questionado sobre uma possível elevação da carga tributária, Witzel defendeu que não é possível falar em aumento de impostos antes de ter uma estrutura organizada para cobrar devedores. Caso contrário, continuou, os bons pagadores seriam sobrecarregados.

Em entrevista coletiva à imprensa, como primeira medida no combate à violência, Witzel anunciou que o governo do Estado estava promovendo a abertura do banco de dados de criminosos procurados pela Justiça para empresas que tenham sistema de câmeras de reconhecimento facial.

O governador defendeu que sua gestão investiria no combate ao crime organizado e à lavagem de dinheiro, mas também focaria na redução do índice de homicídios, especialmente nas áreas com maior ocorrência.

Witzel disse ainda que, como representante do poder executivo, não interferiria na eleição do próximo presidente da Alerj nem do Tribunal de Justiça. “Tenho ótimo relacionamento com todos os deputados”, disse Witzel. “Temos certeza que vamos ter ótimo relacionamento com a Alerj”, completou.

Participaram da solenidade de posse do governador, na sede da Alerj, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e o prefeito da capital fluminense, Marcelo Crivella.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas