No vácuo de Robinho

Publicação: 2019-08-13 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
Alex Medeiros
alexmedeiros1959@gmail.com

Se existe uma música apropriada para o jogador Neymar cantarolar durante os churrascos com os manos ou nas baladas com os parças, esta é o clássico do samba-canção “Ninguém me ama ninguém me quer”, obra-mestra do cronista pernambucano Antônio Maria, eternizada na voz de Nora Ney nos anos 50.

A decantada e esperada transferência do PSG, onde não tem mais ambiente para continuar, segue indefinida. No jogo de estreia da temporada, faixas e cartazes com desaforos contra ele. Terrível para quem sequer conseguiu ser o mais amado, sombreado por MBappé e Cavani.

Enquanto seu nome perambulava nas manchetes policiais com o caso da garota de programa Najila Trindade, seu pai o atirava ao apoito numa busca desesperada por um clube de ponta europeu. Manchester United e Juventus simplesmente ignoraram a oferta.

Desejo pessoal de retorno, no Barcelona o clima também não é lá favorável, ao ponto de um dirigente renunciar por causa da suposta negociação. O jornal esportivo mais importante da Catalunha fez pesquisa entre a torcida e apurou 72,3% de rejeição à sua volta a Camp Nou.

As especulações no Real Madrid até que tiveram fôlego, mas passado tanto tempo continua apenas especulações. Ontem, jornais de Madrid e Barcelona divulgaram que o time blanco só contrataria Neymar se o PSG liberasse a compra também do jovem MBappé. É de improvável a impossível.

Neymar não consegue sair do inferno astral em que vive desde antes da Copa da Rússia. Mesmo na conquista brasileira do ouro nas Olimpíadas do Rio, seu protagonismo sumiu e deu lugar a Coutinho, o craque da competição. O pênalti convertido na decisão contra a Alemanha foi a maquiagem marqueteira.

O malabarismo inconsequente em jogos importantes da seleção e do PSG afastaram o rapaz do seleto clube dos grandes craques do planeta, frustrando o sonho da Bola de Ouro, o mesmo que moveu Robinho nos tropeços internacionais. O cai-cai na Copa provocou gozações como jamais houve.

Quanto mais seu nome frequenta ocorrências extracampo, mais o diminui como referência nas quatro linhas da glória. Nas recentes listas de melhores do mundo, Neymar não aparece sequer entre os primeiros vinte nomes. Desde que saiu do Barcelona, onde era o quarto atrás de Messi, Iniesta e Suarez, ele só viu novos talentos o superarem.

Na fronteira do final de agosto e início de setembro se encerram as últimas janelas de transferência da Europa, entre elas as da Espanha e França. A conturbada negociação está fazendo do seu passe uma xepa, pechincha de fim de feira. Se não for rápido em driblar o inferno astral, pode ter o destino selado como um novo Robinho.

Escândalo
A mídia trans fez silêncio diante da grande reportagem da revista Crusoé revelando a podridão no Judiciário com um derrame de dinheiro de Itaipu para bancar passeios e farras de ministros e juízes pela América e Europa.

Mordomias
Com o título de capa “Usina de Mordomias”, a matéria da Crusoé publica documentos comprovando a farra energizada pelos cofres de Itaipu em favor de “autoridades” do STF, STJ, TSE e diversos tribunais das três instâncias.

Voto livre
Durante a ação de cadastramento da biometria no estádio Morumbi, o presidente do TRE-SP caprichou na verborragia sobre cidadania e direito do eleitor, como se o voto obrigatório fosse uma grandiosidade democrática.

O mecanismo
Um juiz carioca carente de holofotes quer impedir Jair Bolsonaro de exonerar cargos comissionados num desses conselhos que hospedam intelectuais marxistas. Não se pode tratar “aspones” como se fossem concursados.

Aids
Triplicaram os casos de HIV entre jovens homossexuais de 15 a 19 anos no País. Só em São Paulo, um a cada quatro homens que se relacionam com homens contraíram o vírus da aids. O governo zerou as tarifas de remédios.

Jornalismo
A dimensão histórica de Augusto Nunes na imprensa está além da militância partidária do afetadinho Glenn Greenwalg. Não confundam o gaúcho com Ricardo Noblat, Reinaldo Azevedo, Mônica Bergamo ou Kennedy Alencar.

TV aberta
Sábado às 20h59, em São Paulo, a soma da audiência de todas as redes de televisões abertas ficou em 33 pontos, com a Globo açambarcando quase tudo com 26.9%. O SBT ficou com 5.8%, a Record 4.4% e a Band com 1.5%.

Música
O governo federal resolveu investigar o intocável ECAD, o escritório milionário responsável por direitos autorais na música. Vamos ver se Chico Buarque, Caetano, Gil e Milton Nascimento continuam contra o escritório agora.

alex
Quadrinhos
O personagem Nhô Quim, criado pelo italiano Angelo Agostini no século 18 e publicado no Brasil como a primeira história em quadrinhos do mundo, será o motivo do Troféu HQMIX em sua 31ª edição, dia 15 de setembro, no Sesc Pompeia, em São Paulo. A estatueta foi criada por Wilson Iguti.





continuar lendo


Deixe seu comentário!

Comentários