sexta-feira, 29 de março, 2024
30.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

‘Noite Auta, Céu Risonho’ será exibido hoje no TCP

- Publicidade -

FILME - A atriz Marinalva Moura, além de talentosa, tem semelhanças físicas marcantes

“Tua vida é uma página da história/ Do teu eu, vivido e experimentado…Se tua visão, acaso, é notória, é que há muito tu tens caminhado…” Esses são versos do poema “A Página” de Auta de Sousa, retirado do livro “Horto”, o único publicado na vida da potiguar que faleceu aos 25 anos vítima de tuberculose. Sua história pouco registrada e com reconhecimento até do escritor Olavo Bilac, poderá ser vista no documentário “Noite Auta, Céu Risonho”, da diretora e pesquisadora Ana Laudelina Ferreira,  que será exibido hoje, às 19h,  no Teatro de Cultura Popular (anexo à Fundação José Augusto). 

O filme é uma produção da Tv Universitária em parceria com o Núcleo Câmara Cascudo de Estudos Norte-rio-grandenses, realizado através do Programa BNB de Cultura 2008. “A realização do documentário só foi possível com essa parceria. Natal carece de suporte para o cinema e a TVU disponibilizou câmeras, material de gravação e toda a edição da obra”, contou a produtora Dayanne Oliveira, que participou de todo o processo do filme desde o roteiro até a finalização. 

Professora do departamento de Ciências Sociais da UFRN, Ana Laudelina teve a idéia de fazer o documentário depois de defender sua tese de doutorado  “Auta de Souza: representações culturais e imaginação poética”. “Ana começou a pensar no filme quando percebeu a ausência de documentos sobre Auta, reafirmando a importância dela como escritora e figura humana”, disse a produtora.

A pesquisadora passou quatro anos de sua vida em estudo profundo sobre a história de vida de Auta. Entre indas e vindas à Macaíba – cidade Natal de Auta –  Laudelina encontrou o historiador Anderson Tavares, um  importante pesquisador das obras de Auta, cujo acervo é rico e possui parte dos documentos da família de Auta,  um material importante que subsidiou o filme. “O documentário tem o objetivo de estimular as pessoas a conhecerem a biografia e obra da poetisa, que é rica em reflexão sobre diferentes temas como    sociológicos, históricos e filosóficos que a memória da poetisa pode provocar”, disse.

Como Auta não podia ir mais à escola devido ao seu estado de saúde – pelo agravamento da tuberculose – ela passou a escrever suas impressões sobre o mundo em folhas avulsas que resultou em livros, sendo apenas “O Horto” publicado, com prefácio do escritor Olavo Bilac.  Esses escritos e sua visão sensível sobre o mundo e a sociedade serviram de gancho para as gravações que  começaram em fevereiro e terminaram em junho.

Preparação e orçamento

Com um valor consideravelmente baixo  -R$ 20 mil – para o longo tempo de gravação – quatro meses –  o filme contou com a participação de profissionais do Rio Grande do Norte, como a roteirista Bernadete Lago, o preparador de elenco Lenilton Teixeira, a atriz Marinalva Moura, crianças da Escola Municipal Auta de Souza em Macaíba, entre outros. 

Os poemas e textos de Auta são narrados no filme pela voz de Tarcísio Gurgel e pela jornalista Josimey Costa. “A gente optou por trabalhar com off,  e Marinalva (quem faz a Auta), fez a parte da interpretação”, conta a produtora. “No roteiro a gente usou a licença poética, alguns historiadores dizem que ela teve um romance João Leopoldo, que era de Macaíba e o irmão dela proibiu, optamos por usar essa versão defendida por Câmara Cascudo”.

Para compor a personagem, o diretor  Lenilton Teixeira fez diferentes tipos de pesquisa tanto gestual como oral de Auta de Souza. “Além da preparação que acontecia antes das gravações, ele trabalhava diariamente antes de cada cena. Posso dizer que foi uma preparação intensa”. 

 A pesquisa de figurinos feita por Kátia Dantas também foi demorada e detalhista. “Como tínhamos poucas fotografias de Auta (apenas quatro) tivemos que pesquisar as imagens da época”, disse a produtora. 

Ao assistir o vídeo o expectador tem a oportunidade de conhecer alguns dos poemas que compõem os cancioneiros da poetisa, tanto o tradicional como o contemporâneo, este último interpretado por músicos como Alvamar Medeiros e Mirabô Dantas. “Além de Mirabô e Alvamar, o filme conta com a participação de Ângela Castro”, lembra.

Serviço
Hoje, 19h lançamento do documentário “Noite Auta, Céu Risonho” no Teatro de Cultura Popular. (Anexo à Fundação José Augusto, av Jundiaí, Tirol).

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas