Nome para UERN...

Publicação: 2020-07-11 00:00:00
A+ A-
Rosalie Arruda
rosaliearruda@uol.com.br

Um projeto de lei do deputado Nélter Queiroz (MDB) já chega causando polêmica. O parlamentar propôs nomear como Universidade Estadual Doutor Raimundo Soares a atual Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Alega em sua justificativa que o agraciado, além de outros títulos, foi fundador da Universidade Regional, hoje UERN e a ESAM, hoje UFERSA. A propositura foi sugerida pelo padre João Medeiros, membro do Conselho Estadual de Educação. 

...Universidade discorda
Diante do fato, a UERN publicou nota assinada pelo reitor Prof. Dr. Pedro Fernandes Ribeiro Neto e a vice-reitora Profa. Dra. Fátima Raquel Rosado Morais, onde reconhece os diversos nomes que construíram a história da universidade e não considera justo “privilegiar” um tão importante quanto os demais, ao longo da vida da Escola. “Por isso defendemos a manutenção desta história e discordamos do Projeto de Lei 0183/2020, de autoria do deputado estadual Nelter Queiroz (MDB), que propõe a mudança de nome da Uern para Universidade Estadual Doutor Raimundo Soares.”

Compras Saúde
O conselheiro Carlos Thompson, do TCE, negou pedido liminar da empresa JS Indústria e Comercio de Produtos Ortopédicos Ltda para suspender Registro de Preços para aquisição de materiais permanentes de uso hospitalar, para as UB’s de Natal. Thompson entendeu que não há situação excepcional de risco à ineficácia das decisões da Corte e concedeu 72 horas para a Secretaria Municipal de Administração – SEMAD, responsável pela compra, ser ouvida.

Afetividade
A Defensoria Pública do RN emitiu recomendação aos gestores/diretores e equipes de funcionários das Instituições de Longa Permanência para Idosos (Asilos) para que garantam a continuidade dos contatos das pessoas idosas com seus familiares, sejam por contatos telefônicos, videoconferências, redes sociais, aplicativos de WhatsApp e outros recursos. A intenção é manter os vínculos socioafetivos. 
As instituições deverão ainda manter os familiares informados sobre as condições de saúde e condições gerais dos idosos.

Voz Ativa
Aniversariante deste domingão, 12 de julho, o ex-senador Geraldo Melo permanece com a mente vivaz, critica e cheia de sugestões.  Neste sábado, às 18h30, será tema do Programa Personalidades na TV Câmara, comandado por Túlio Duarte. 

Telhado de Vidro
Caro leitor.  Não se engane. No Rio Grande do Norte tudo se transforma em questão política: seja a questão sanitária, o abre ou fecha do comercio, CPI do Arena das Dunas, Reforma da Previdência, entre outros temas da pauta do dia.  
Isso se chama atraso. Mas, quem liga? 

Não é bem isso...
O Ministro da Comunicação Fabio Faria (PSD-RN) concedeu entrevista à CNN Brasil, nessa quinta-feira (09), que lhe rendeu críticas e memes por informações equivocadas com relação à floresta amazônica. Fábio confundiu Floresta Tropical com mata Atlântica. Ontem ele foi ao Instagram corrigir o equívoco.  

Ninguém me tira 
A propósito, mais um recorde de destruição da Amazônia. O aumento foi de 25% de janeiro a junho, comparado ao mesmo período do ano anterior. Contrariando todas as estatísticas, o ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles permanece no cargo. 

Verde Brasil 
O crescimento ocorre mesmo com a propagandeada ação Verde Brasil 2, que combate crimes ambientais na Amazônia Legal e determinou que o Exército ajudasse no combate ao desmatamento, além da pressão internacional para que o país adote medidas de contenção. 

Palminhas 
Depois de quase três anos desativado. Os carros voltaram a trafegar por sobre o viaduto da BR-101 em Goianinha. 

Blog e Justiça 
A juíza Vanessa Lysandra, da Comarca de São Paulo do Potengi, julgou improcedente pedido feito pelo Município de São Paulo do Potengi para que fosse retirado do ar um Blog local que teria divulgado informação falsa contra o poder público municipal. A magistrada considerou que o blogueiro não cometeu abuso do direito de liberdade de expressão, no caso analisado.

Mamografias 
De 13 a 17 de julho, a Unidade Móvel Savana Galvão estará na Unidade Básica de Saúde das Quintas, na Travessa Luís Sampaio s/n, por trás da Escola Estadual Felizardo Moura. As mamografias serão realizadas das 7h30 às 15h.

Forró na tela 
A Cachaça Matuta se alia à banda Saia Rodada e promove às 16h de hoje a live  #emcasa, com a melhor cachaça.