Nordeste é a bola da vez

Publicação: 2020-12-05 00:00:00
Antonio Roberto Rocha 
antonioroberto@tribunadonorte.com.br

Os brasileiros já têm um destino preferido para passar a virada do ano: o Nordeste. É o que mostra uma pesquisa realizada pela MaxMilhas, plataforma de venda de passagens aéreas com desconto. Seis capitais nordestinas estão no top 10 no ranking das cidades mais procuradas no Brasil. A campeã de buscas é Recife (PE), seguida por Fortaleza (CE), Salvador (BA), João Pessoa (PB), Natal (RN) e Maceió (AL).

Esse resultado comprova a força cada vez maior do mercado doméstico, liderado pela região Nordeste, na retomada do turismo após a crise causada pela pandemia de Covid-19. Mais da metade dos voos dentro do Brasil já foram retomados e a perspectiva do setor aéreo é chegar entre 70% e 80% até o final do ano. 

“É seguro viajar de avião. Os protocolos sanitários seguidos nos aeroportos, voos e destinos têm tido um papel importante na reconquista da confiança dos viajantes, que mudaram seu comportamento. Ao programar uma viagem, além de buscar dicas de passeios e destinos mais econômicos, os turistas também estão procurando mais segurança”, afirma Tahiana D´Egmont, sócia e CMO da MaxMilhas.

Mas como viajar em segurança no “novo normal”? A palavra-chave é planejamento. Isso inclui, mais do que nunca, a preocupação com a segurança (de quem viaja e de quem vive nos locais que recebem turistas). Confira algumas dicas no quadro abaixo. 

Ocean Palace receberá Bossa & Jazz
Nove músicos do Rio Grande do Norte sobem ao palco do “Encontros Fest Bossa & Jazz” no próximo dia 10, a partir das 19h, no Ocean Palace Beach Resort & Bungalows, para um show com duração de três horas, acompanhados de uma banda exclusiva para o evento.

Devido às circunstâncias do aumento de casos da Covid-19, o “Encontros”, que teria formato híbrido, agora será totalmente on-line, com transmissão ao vivo pelo YouTube do Fest Bossa & Jazz (www.youtube.com/FestBossaJazz).

Sob a direção musical e arranjos de Eduardo Taufic, nomes como Sâmela Ramos, Erick Von Sohsten, Samara Alves e Bruna Hetzel, além dos instrumentistas Gilberto Cabral e Damião Senna, dividirão o palco com uma banda composta pelos músicos Eduardo Taufic (teclado), Darlan Marley (bateria) e Erick Firmino (contrabaixo), que farão show solo e em conjunto.

Expo Turismo Paraíba na próxima semana
A Expo Turismo Paraíba, evento que vai acontecer entre  segunda e quarta-feira da próxima semana, terá 30 palestras. Serão ministradas por empresários e gestores de turismo, que irão apresentar opções em destinos e experiências turísticas do litoral ao sertão do estado. 

Nomes como Breno Anikauai, empresário de casa de hospedagem em Baía da Traição com experiência existencial e imersão cultural junto à comunidade indígena, e Alessandra Lontra, especialista no programa de regionalização do turismo e em governança, fazem parte da programação.

Fundo de Aviação beneficia Turismo
O senador Jean Paul Prates garantiu a permanência do turismo entre os setores que podem ser beneficiados com recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil. O PLS 468/2017 prevê novas aplicações para o Fundo, mas não incluía o turismo entre os setores que poderiam receber essas verbas. Emenda apresentada pelo senador potiguar e negociada com o relator, Esperidiao Amin, colocou o fomento ao turismo entre as aplicações possíveis para o Fundo de Aviação. “É fundamental a importância do Turismo para as economias locais do Brasil afora, sobretudo as menos industrializadas, já recentemente prejudicadas por sucessivas crises econômicas, ambientais, e, mais recentemente, sanitária”, destacou o parlamentar. A proposta aprovada pelos senadores segue agora para análise da Câmara dos Deputados.










Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.