quinta-feira, 18 de abril, 2024
27.1 C
Natal
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Nordeste precisa de novo modelo

- Publicidade -

Brasília  – Ao presidir o debate sobre a seca, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, defendeu o uso do potencial energético e da diversidade de espécies da caatinga como forma de superar as dificuldades impostas por situações climáticas adversas. “A seca atual começou em 2011 e afirma-se que é a pior em 50 anos, atingindo 90 % da região semiárida e afetando não só as lavouras mas também a área urbana”, disse. “Precisamos criar um modelo de desenvolvimento para o semiárido”, completou.
Destinada a dar segurança hídrica ao Nordeste, obra da transposição caminha em ritmo lento
A seca é considerada um problema crônico e de difícil solução. A falta de chuvas no sertão nordestino está associada a causas naturais, principalmente à baixa influência de massas de ar úmidas e frias vindas do Sul. Como exemplo do potencial energético ainda pouco explorado Henrique Alves citou a vocação do semiárido para produzir energia solar e eólica. “Os baixos índices de precipitação e a baixa incidência de nuvens devem ser vistos como uma janela para o desenvolvimento econômico dessa região”, afirmou.
#SAIBAMAIS#
Segundo o deputado, é preciso avançar no uso das informações produzidas por cientistas brasileiros para que seja possível preparar a população para as intempéries climáticas. Henrique Alves defendeu a implantação de medidas duradouras, a exemplo do que ocorre em regiões secas na, Espanha, Itália e na Califórnia, nos Estados Unidos, onde é possível desenvolver a agricultura por meio de culturas adaptadas e da agricultura irrigada.

O presidente da Câmara citou ainda que a Embrapa já desenvolveu um gene altamente resistente à seca para o café. “As plantas resistiram 40 dias sem água”, disse. A expectativa, segundo ele, é que a tecnologia possa ser aplicada a outras culturas, como soja e milho, e possa ser disponibilizada para o agricultor nordestino, sobretudo os pequenos produtores.

Henrique  defendeu ainda mecanismos capazes de assegurar a transferência de recursos e tecnologias para subsidiar a produção agropecuária no Nordeste. Ele ressaltou a importância de concluir as obras de transposição do Rio São Francisco, além de outras obras que aumentem a quantidade de poços e reservatórios de água para garantir o equilíbrio hídrico da região.

Os deputados que propuseram o debate, entre eles Betinho Rosado (DEM-RN), foram encarregados pelo presidente da Câmara de preparar as matérias que tratam do tema para que sejam submetidas ao plenário ainda neste semestre.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas