sexta-feira, 19 de abril, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Nos tempos da Mademoiselle

- Publicidade -

Médico full time, o mossoroense Eilson Gurgel aproveitou toda brechinha de tempo que surgia no trabalho para escrever. Aos pouquinhos, uma página aqui, outra acolá, ele acabou conseguindo concluir a escrita daquele que é seu primeiro livro, um romance histórico intitulado “Mademoiselle Aimée” (2019, Chiado Books). A estreia literária do doutor será nesta sexta-feira (23), a partir das 18h30, com o lançamento da obra na Associação Médica do RN. A renda obtida com a comercialização dos exemplares será revertida para a ONG AMICO (Associação Amigos do Coração da Criança).

A história de “Mademoiselle Aimée” é ambientada na segunda metade do século XIX, entre a França e o Rio de Janeiro. No centro da trama está a dançarina de cancan, oriunda dos cafés teatros de París, Mademoiselle Aimée (amada em português). Sua chegada na capital do império provoca um choque de costumes na conservadora sociedade carioca da época.

Mademoiselle Aimée é uma mulher que realmente existiu. O autor descobriu vestígios da sua passagem pelo Rio ao ler “Memórias da Rua do Ouvidor”, do Joaquim Manuel Macedo, e, curioso, fui atrás de saber mais sobre a figura. “Imagine o Rio de Janeiro naqueles anos. As saias iam até o chão e os decotes, até o pescoço. Ai chega na cidade essa mulher, vinda da França, farol cultural da época, uma mulher que dançava naqueles cafés estilo Moulin Rouge. Ela se tornou uma celebridade no Rio”, conta Eilson. “O livro é sobre essa mulher nesse ambiente que era o Rio de Janeiro da época do império. É uma história focada em paixões, nos diversos conflitos humanos”.

Serviço
Lançamento de “Mademoiselle Aimée”, de Eilson Gurgel

Dia 23 de agosto, às 18h30

Associação Médica do RN (Av. Hermes da Fonseca, 1396, Tirol)

Preço do livro: R$ 40 (revertido para a Ong AMICO).

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas