sexta-feira, 19 de abril, 2024
32.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Nos tempos dos comunas

- Publicidade -

Tádzio França – repórter

Entre 23 e 25 de novembro de 1935, a sombra da “ameaça vermelha” – para usar um termo da época – se estendeu sobre Natal. O golpe da chamada Intentona Comunista fez a província tremer, 77 anos atrás. Esse trecho da história política potiguar foi contada pelo jornalista Luiz Gonzaga Cortez em longas reportagens nos anos 80, depois lançadas em livro em 2005. Agora, ele está disponibilizando o livro aos poucos em seu blog na Internet. O material, que é raro de se achar, ainda é o mais completo para os interessados no assunto.
Militares da ANL tomam o poder por quatros dias em Natal. Na famosa foto, Quartel da Salgadeira, hoje, Casa do Estudante de Natal
O livro “A revolta comunista de 35 em Natal” teve uma tiragem pequena de 300 exemplares que se esgotaram rapidamente. Motivado pela grande quantidade de pessoas que pedem uma reedição do livro, Luiz Cortez passou a publicar, desde novembro, trechos do livro em seu blog pessoal, ‘candelariaeasuarealidade.blogspot’. Até dezembro, todo o material estará disponível. “Essa obra até hoje recebe atenções de intelectuais, pesquisadores, historiadores, estudantes, cineastas e curiosos em geral. Como não se acha mais o livro, resolvi democratizar e pôr no blog. Qualquer pode ler, copiar e imprimir”, explica.

O jornalista considera que o seu foi o primeiro texto imparcial escrito sobre o assunto. Ele conta que foram uma série de 20 reportagens feitas em 1985 para O Poti – a edição dominical do Diário de Natal – sob o nome “O comunismo e as lutas políticas do RN na década de 30”. “A ideia surgiu em 1984, quando eu fiz várias reportagens sobre o movimento Integralista no Estado.  As matérias tiveram ótima repercussão, e um amigo perguntou por que eu não fazia uma matéria sobre o ‘outro lado’, o comunismo. Em 85, saí em campo para fazê-la”, diz.

SÉRIE PREMIADA

A série de reportagens concorreu ao prêmio-concurso ‘Elias Souto”, da Fundação José Augusto, em 1985, obtendo o 1º lugar. Além das vinte reportagens, o autor adicionou outras matérias sobre a insurreição comunista em Natal e o tiroteio na Serra do Doutor, local do enfrentamento de rebeldes e civis armados por fazendeiros e políticos conservadores, inclusive integralistas. O livro tem quase 400 páginas.

Para efeito de comparação com depoimentos prestados por participantes e testemunhas dos acontecimentos de novembro de 35 no Estado, o autor transcreveu trechos do depoimento de Giocondo Dias, ex-cabo do 21º BC, publicado no livro “Objetivos dos Comunistas – 1935, Novembro: O Levante de Natal” (Ed. Novos Rumos).

“Foi um período conturbado, e que até hoje desperta curiosidade. Espero um dia poder republicar o livro como se deve. Mas pra tudo se diz que faltam recursos”, observa. Em trecho do livro, Cortez escreveu: “Assim como os chamados ‘grandes historiadores’ patrícios da política brasileira nunca se preocuparam no aprofundamento do estudo científico dos movimentos de massa de direita, no Brasil e no RN, os pesquisadores norte-riograndenses não tiveram a iniciativa de pesquisar a participação da ‘arraia-miúda’ no Movimento Comunista de 35, no território potiguar”. O jornalista ouviu gente do povo que participou do movimento.

Luiz Gonzaga Cortez é jornalista profissional diplomado, um dos fundadores da Cooperativa dos Jornalistas de Natal (Coojornat) e atuou profissionalmente nos jornais natalenses, Diário de Natal, Tribuna do Norte e semanário “Dois Pontos”, precursor do atual vespertino Jornal de Hoje. Em 1987 também foi premiado pela reportagem “Luiz Maranhão, mártir do povo”.

Serviço: O livro “A revolta comunista de 35 em Natal”, de Luiz Gonzaga Cortez, está sendo publicado no <www.candelariaeasuarealidade.blogspot.com>

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas