Quadrantes
Nossas velhas figuras
Publicado: 00:00:00 - 02/01/2022 Atualizado: 10:26:20 - 01/01/2022
Gustavo Sobral e André Felipe Pignataro
[Sócios do IHGRN ]

Velhas Figuras é o título de uma coleção publicada pelo Instituto com as afamadas Actas Diurna de Câmara Cascudo. Nelas, Cascudo se debruça sobre o retrato das diversas figuras que fizeram parte da história, nomes que vão de Miguelinho, o revolucionário de 1817, passa pela primeira jornalista do Rio Grande do Norte, Úrsula Garcia (1864?-1905), e anda por todos os tempos e searas, mostrando a história viva do Rio Grande do Norte pelas suas personagens.

É imbuídos desta mesma missão cascudiana, de registrar os pequenos acontecimentos em micro retratos, entre o perfil e a crônica, que damos continuidade ao ciclo de publicações do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte neste espaço Quadrantes, aos domingos, e passamos a  registrar a história de alguns personagens já conhecidos da história e que, de alguma forma, estão presentes no acervo museológico da instituição.

Os retratados povoam o acervo em telas, bustos e relíquias, marcas de um caminho que se percorre a partir da arte, na construção das imagens em desenho e pintura e outros materiais, como aqueles com que se confeccionam os bustos, gesso, bronze, e nos vestígios, como um medalhão com a efígie de Nísia ou os restos do balão de Augusto Severo. Todas peças do acervo precisam ser sempre propagadas para se fazerem conhecidas. Afinal, sem as personagens e sem os fatos e, também, sem a escrita, a história não existe.

E é por isso que neste espaço, nos voltamos à missão de escrever para contar, para recuperar, trazer à tona e deixar viva a memória do Rio Grande do Norte que o Instituto guarda, que acaba, também, por ser uma forma de nos voltamos à tradição que encontra em Cascudo o seu máxime divulgador e uma fonte sem precedentes, inclusive, ele mesmo, personagem desta série – e dele guarda o Instituto um busto em exposição para quem quiser ver.

Colaboraram, além de nós, enquanto autores, perfilando as figuras e assinando os artigos: Daliana Cascudo, Jurandyr Navarro, Armado Holanda, Pedro Simões, Igor Oliveira, Francisco Galvão, Anderson Tavares e Francisco Martins.

Os perfilados, entre outros, e para não fazer relação, citamos apenas alguns, são Isabel Gondim, Vicente de Lemos, Juvenal Lamartine, Padre Brito Guerra, Hostílio Dantas, Auta de Souza. O mais deixamos a você, leitor, a satisfação de descobrir sempre que abrir o jornal, pelas próximas semanas e meses, a surpresa de encontrar uma nova velha figura, e, assim, deixar o presente adentrar nos caminhos do passado pela história e memória das nossas velhas figuras.

Leia também

Plantão de Notícias

Baixe Grátis o App Tribuna do Norte

Jornal Impresso

Edição do dia:
Edição do Dia - Jornal Tribuna do Norte