quinta-feira, 25 de abril, 2024
32.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Nosso carnaval ainda maior

- Publicidade -
Álvaro Dias
Prefeito de Natal
Estamos trabalhando este ano para oferecer aos natalenses e a todos os nossos visitantes um carnaval que se consolida a cada edição como um dos maiores e melhores do Nordeste. Um evento que em tudo e por tudo entrou definitivamente no calendário da cidade e que implica em retorno certo pela capacidade multiplicadora e a ampla cadeia produtiva envolvida com a economia criativa. Recente estudo da Fundação Getúlio Vargas comprova que para cada real investido em projetos culturais há um retorno de R$ 12,00 na economia quando computados os gastos com turismo. 
O carnaval de Natal significa a valorização dos produtores culturais e artistas locais, traz um impacto altamente positivo na economia da cidade, é uma ferramenta forte de incremento ao turismo e garantia de emprego e renda para uma extensa cadeia produtiva, que vai do vendedor ambulante, aos vendedores de adereços, industriais ou artesanais, ao restaurante, bar, hotel, táxi, motoristas de aplicativo, entre tantos outros segmentos implicando em retorno também aos cofres públicos na arrecadação de tributos. 
Nessa perspectiva é um investimento que se paga. No ano passado, o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio da Federação do Comércio do Rio Grande do Norte (Fecomércio) fez um balanço econômico do carnaval que apontou um movimento de R$ 61,4 milhões, reunindo mais de 513 mil pessoas nos polos multiculturais da cidade. O estudo da Fecomércio salientou a enorme importância da festa para os segmentos de turismo, de serviços e de comércio.
Este ano levaremos o carnaval a mais um polo, o da zona oeste da cidade. Assim, nossa festa popular estará oficialmente presente naquela região administrativa, juntando-se aos polos já existentes da Ribeira, Ponta Negra, Petrópolis, Redinha e Centro Histórico. Isto quer dizer que a festa está agora muito mais abrangente. A esse esforço do poder público se soma o da iniciativa privada que têm aproveitado a consolidação do evento, apostando também em suas próprias realizações. São mais de 80 blocos que sairão pelas ruas da cidade, muitos dos quais apoiados pela Prefeitura através de incentivos fiscais. 
O município também assume uma forte logística. Nos sete dias de folia, a Prefeitura se fará presente com serviços de trânsito, limpeza urbana, iluminação pública, proteção ao consumidor e segurança, integrando os serviços da Guarda Municipal com as polícias civil e militar. Também teremos em todos os polos a concentração de ambulâncias e brigadistas, além da instalação de banheiros públicos. Tudo isto se traduz numa festa tranquila como sempre tivemos desde que foi revitalizado o nosso carnaval de rua.
Como nos anos anteriores, estaremos promovendo a presença de atrações nacionais, mas valorizando também as atrações potiguares. São 45 apresentações locais nos nove palcos montados para o carnaval, 37 bandas de frevo selecionadas, 11 escolas de samba e seis tribos de índio que desfilarão no tradicionalíssimo polo Ribeira. São mais de 1.400 músicos envolvidos, dos quais mais de 95% da melhor qualidade musical potiguar, num evento que reúne estilos diversificados ao gosto de cada um. Teremos uma seleção de ritmos que poucas cidades oferecem nesse período.
Utilizamos para seleção das atrações a forma mais democrática e transparente dos editais, como prega a moderna governabilidade. Nossa festa, plenamente consolidada no calendário nacional de eventos, só é possível porque a nossa administração conta com o importante apoio da iniciativa privada. Faço questão de ressaltar esta parceria e convido a todos para viver a alegria do maior e melhor carnaval de Natal.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas