quarta-feira, 24 de abril, 2024
25.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Nosso Som Nas Escolas

- Publicidade -
Tadeu Oliveira

O Programa “Nosso Som nas Escolas” vem atuando no fortalecimento das conexões entre os artistas potiguares e as instituições de ensino médio e fundamental da capital potiguar. No ano passado foram realizados 14 pocket shows em escolas da capital, entre os meses de setembro e dezembro. Além das apresentações dos artistas, as escolas desenvolveram atividades pedagógicas com os alunos, tendo como tema a música potiguar, mais de 10 disciplinas, inclusive matemática e física. Os alunos puderam conhecer um pouco mais da biografia dos artistas potiguares em trabalhos como murais, acrósticos, poesias, concursos de fotografia e desenho, apresentações musicais e de dança, trabalho com ondas sonoras e até mesmo o lançamento de um foguete antes da apresentação da banda Plutão Já Foi Planeta na Escola Estadual Professor Luís Soares.
Shows começam em abril
Para este ano a programação do “Nosso Som nas Escolas” já conta com onze pocket shows agendados, nos meses de abril e maio, além dos concursos de redação – que premiará alunos de escolas públicas – e poesia – que contemplará alunos de escolas públicas ou privadas do município do Natal. As inscrições de trabalhos para os dois concursos poderão ser realizadas pelas escolas entre os dias 10 e 20 de abril, por meio de download dos formulários no site.
Sociologia na educação
O Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres), realiza, no dia 8 de abril, a palestra Educação e sociologia na era da pós-verdade. O evento tem o objetivo de discutir o papel da sociologia na educação, tendo em vista o atual panorama social e a era da pós-verdade. A palestra, que é aberta a toda a comunidade acadêmica e externa, inicia às 7h45, no anfiteatro do Ceres, em Caicó.
Para onde vais?
A crise nos setores internos e órgãos ligados diretamente ao Mistério da Educação (MEC) aumentou assustadoramente nos últimos dias. Tenho dito que os novos gestores do MEC precisam tomar conhecimento de tudo na repartição: até encaixar língua portuguesa. Em meio à crise o presidente do Inep foi exonerado do cargo.

Leitura do professor
Talvez por exploração da mídia e do momento político, um tema já quase esquecido por todos voltou a ser bastante comentado entre os professores do ensino básico nos últimos dias: o golpe de 64. Um livro interessante para fazer releitura é o “Brasil: Nunca Mais”. Um relato sobre a história, editado pela Vozes. Mãos à obra.

FNDE no Nordeste
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação consolidou duas importantes iniciativas para o desenvolvimento da educação na região Nordeste. Na segunda-feira, 25, em Recife, foi assinado o termo de cooperação técnica pelo desenvolvimento da educação no Nordeste, em parceria com a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj, o IBGE, a Sudene e do Banco do Nordeste do Brasil. Na terça-feira, 26, foi assinado o protocolo para criação do Núcleo de Design e Sustentabilidade-Nordeste, também em parceria com a Fundaj.

Catálogo Educ
O Catálogo Educ – plataforma digital que tem como objetivo estimular o empreendedorismo na educação – foi lançado na última segunda-feira (25), no Sebrae Lab. A cerimônia contou com a presença do idealizador do projeto, professor Rosemberg Ramalho, além de professores, profissionais da educação, jornalistas e formadores de opinião. Através do portal professores, escritores e palestrantes – de diversas áreas de ensino – poderão se cadastrar gratuitamente e divulgar e comercializar os seus trabalhos autorais por intermédio de áudio, vídeo e impressos. E os estudantes poderão adquirir conteúdos diversos, a serem escolhidos de acordo com o seu interesse, nível de ensino e autores específicos.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas