Cookie Consent
Natal
Nota de corte para curso de Medicina em Caicó é a mais alta em universidades do RN; veja
Publicado: 11:16:00 - 18/02/2022 Atualizado: 11:31:36 - 18/02/2022
As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) terminam nesta sexta-feira (18), às 23h59. O resultado da chamada única será divulgado em 22 de fevereiro. Os cursos mais concorridos do Rio Grande do Norte, mais uma vez, são os de Medicina. No campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em Caicó, o ponto de corte para a ampla concorrência chega a 910,94.
Cícero Oliveira
Campus de Caicó tem maior nota de corte

Campus de Caicó tem maior nota de corte


Leia Mais

A nota é bem mais alta do que a de outros cursos de Medicina em universidades públicas no Rio Grande do Norte devido ao bônus de 20% na nota que é concedido aos candidatos que concluíram o Ensino Fundamental e cursaram todo o Ensino Médio em escolas regulares presenciais, públicas ou privadas, nas microrregiões de Borborema Potiguar, Seridó Ocidental, Seridó Oriental, Agreste Potiguar, Angicos, Serra de Santana, Vale do Açu, e das paraibanas Catolé do Rocha, Curimataú Ocidental, Curimataú Oriental, Patos, Seridó Ocidental Paraibano, Seridó Oriental Paraibano ou Sousa.

Em Natal, também na UFRN, a nota mínima para ingresso no curso de Medicina é 859,53 para a ampla concorrência, enquanto na UERN, em Mossoró, a nota é 858,41, já contando com o acréscimo de 10% nas notas dos estudantes que fizeram o ensino médio no Rio Grande do Norte. Na Ufersa, também em Mossoró, é possível ingressar com nota de 772,51 para a ampla concorrência.

O curso de Direito, outro curso bastante concorrido historicamente, tem nota de corte de 710,64 para ingresso na UFRN em Natal (noturno) e 763,99 para aprovação na UERN, em Mossoró, e 781,94 para a mesma universidade, mas no campus de Natal.

Por outro lado, outros cursos da UFRN têm notas de ingresso consideradas baixas. São os casos de Estatística(593,71) e Filosofia (595,63), por exemplo.

Outros estados

Para o curso de medicina em outros estados vizinhos ao Rio Grande do Norte, também são necessárias altas notas para o ingresso. Na UFPB, onde há acréscimo de 10% para candidatos que residem e estudaram na Paraíba, o ponto de corte é de 872,76.  Na UFPE, no campus de Recife, o ponto de corte é 840,32, com acréscimo entre 3% e 7% dependendo do tempo que em cursaram o ensino médio em Pernambuco. Na UFC, de Fortaleza, a nota de corte é 801,90 para a ampla concorrência.

Chamada

Nesta primeira edição de 2022 do programa, estão sendo são oferecidas 222 mil vagas em 6.146 cursos, graduações que estão disponíveis em 125 instituições públicas de ensino superior.Para se inscrever no programa pela página do Sisu os estudantes devem ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2021 e não podem ter zerado a redação. Os estudantes que não concluíram o ensino médio e participaram do Enem como "treineiros" não estão habilitados para o Sisu. No dia 9, o Ministério da Educação (MEC) divulgou as notas da edição de 2021 do exame.

O candidato pode se inscrever em até duas opções de curso, turno e instituição, observando a modalidade de concorrência, como sistema universal, lei de cotas ou ações afirmativas, além de ordem de preferência. As escolhas podem ser alteradas até o prazo final de inscrições, se o candidato mudar de ideia. Passado o prazo final, o sistema não permitirá novas mudanças.

Para facilitar a decisão, o Ministério da Educação (MEC) divulga diariamente um balanço parcial do Sisu 2022/1, no qual o candidato pode ver em qual posição está na disputa pelas vagas desejadas nos cursos que escolheu e quais as notas de corte, podendo mudar de opção se assim desejar.

Próximos passos


O resultado será divulgado em 22 de fevereiro. Os candidatos devem acompanhar a página do programa para ver se serão convocados em uma das duas opções em que se inscreveram. Se aprovado em pelo menos uma opção de curso, o candidato deve ficar atento à data da matrícula na instituição de ensino para não perder a vaga. É necessário conferir a documentação descrita no site do programa e providenciar o que for preciso.

Quem não for convocado em nenhuma das duas opções de curso ainda tem uma chance. Poderá manifestar interesse pela lista de espera, de 22 de fevereiro a 8 de março, na mesma página em que a inscrição foi feita. Eventuais chamadas seguintes são de responsabilidade das instituições de ensino

Cronograma

Resultado: 22 de fevereiro

Matrículas: 23 de fevereiro a 8 de março

Inscrições na lista de espera: 22 de fevereiro a 8 de março

Liberação da lista de espera: 10 de março

Leia também

Plantão de Notícias

Baixe Grátis o App Tribuna do Norte

Jornal Impresso

Edição do dia:
Edição do Dia - Jornal Tribuna do Norte